Totvs cria unidade para expansão internacional

A Totvs inaugura nesta semana um novo centro de desenvolvimento de software. A unidade vai servir de base para o projeto de expansão internacional que a companhia traçou para os próximos cinco anos.

O centro – uma estrutura de 3 mil metros quadrados na cidade de São Paulo – vai concentrar e ampliar atividades que estavam distribuídas em três unidades.

"A gente notava que havia uma complexidade para atuar", diz o vice-presidente de desenvolvimento de software da Totvs, Marcelo Monteiro. "A mudança vai melhorar a comunicação e as sinergias entre as áreas. Vai dar mais agilidade aos projetos."

A Totvs, especializada em sistemas de gestão empresarial, vai reunir, no novo centro, as atividades de produção de software, inovação, suporte e serviços especiais. "A fábrica de software é o principal gargalo para o crescimento da companhia", afirma o executivo. A empresa não divulga quanto investiu no projeto.

A unidade vai abrigar, inicialmente, 700 pessoas. Esse número reflete um crescimento de 15% na equipe desde o fim de 2010. A perspectiva é de que outro aumento de 15% ocorra ao longo do ano.

A Totvs prepara-se para intensificar seus projetos de expansão internacional. Atualmente, a companhia – o maior grupo brasileiro de software – atua em 23 mercados, basicamente países latino-americanos e de língua portuguesa, incluindo Portugal. "O objetivo é tornar-se uma empresa global, é isso que vai puxar nosso ritmo de crescimento", afirma Monteiro.

Segundo o executivo, o centro de desenvolvimento de software será o "principal alicerce" dessa expansão, que deve ter início nos próximos meses. A Totvs não revela quais serão os primeiros mercados onde a companhia pretende desembarcar.

Na nova unidade, a equipe será dividida com base nos principais setores de atuação da companhia, como saúde, agronegócios, varejo e serviços financeiros.

Em janeiro, a Totvs adquiriu a Gens Tecnologia para reforçar sua presença no segmento de software para o setor de saúde. A companhia também revelou seu interesse em empresas que fazem sistemas para finanças e construção.

A Totvs fechou o ano passado com lucro líquido de R$ 137,5 milhões, 12% maior que o ganho obtido em 2009. A receita líquida, de R$ 1,1 bilhão, cresceu 14,2% frente ao exercício anterior.

(Talita Moreira | Valor)

+ posts

Share this post