Toyota adquire fatia da Tesla por US$ 50 milhões

SÃO PAULO – A Toyota comprou uma fatia da Tesla, montadora americana especializada em carros elétricos. O objetivo é fomentar a cooperação tecnológica entre as duas companhias para o desenvolvimento de veículos elétricos.

Pelo acordo, a montadora japonesa vai adquirir US$ 50 milhões em ações ordinárias da Tesla emitidas em uma colocação privada que acontecerá após a conclusão da planejada oferta pública inicial da companhia americana.

Em nota, Toyota e Tesla anunciaram que vão formar uma equipe de especialistas que trabalharão em conjunto no desenvolvimento de carros elétricos, partes, produção de sistemas e engenharia de suporte.

"A Toyota é uma empresa com fundamentos em inovação, qualidade e comprometimento com a mobilidade sustentável. É uma honra e um poderoso suporte para a Tesla", disse o diretor-executivo e cofundador da Tesla, Elon Musk.

"Por meio dessa parceria, trabalhando em um negócio inovador, como é o caso da Tesla, a Toyota vai adorar aprender com o espírito desafiador, a rápida tomada de decisões, e a flexibilidade que a Tesla possui… Por meio da parceria com a Tesla, minha esperança é que os funcionários da Toyota recordem o espírito de inovação e enfrentem os desafios do futuro", afirmou o presidente da companhia japonesa, Akio Toyoda.

A Toyota lançou o Prius, um carro híbrido, em 1997, e vendeu cerca de 2,5 milhões de veículos com essa tecnologia ao longo de 12 anos. O plano da montadora agora é lançar carros elétricos no mercado em 2012.

(Karin Sato | Valor)
 

+ posts

Share this post