Ultrapar prevê investir R$ 1,43 bilhão em 2013
O plano de investimentos da Ultrapar Participações para 2013, excluindo aquisições, totaliza R$ 1,437 bilhão. O montante representa um crescimento de 12,5% em relação aos R$ 1,277 bilhão aplicado pela companhia neste ano.
Segundo comunicado da Ultrapar, o valor do investimento foi aprovado pelo conselho de administração e tem como objetivo o crescimento por escala, ganhos de produtividade, além de modernização das operações existentes.
Ipiranga
A rede Ipiranga ficará com a maior parcela dos investimentos, de R$ 872 milhões. A companhia informou que parte disso, R$ 360 milhões, será direcionada à continuação da expansão da rede de distribuição e de franquias Jet Oil e am/pm. O foco serão as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Além disso, R$ 182 milhões serão usados para ampliação da infraestrutura logística, por meio da construção e ampliação de 11 bases de operação. Ainda em relação à Ipiranga, R$ 331 milhões vão ser aplicados na manutenção de atividades, principalmente em renovação de contratos de sua rede de distribuição e reforma de postos.
“Do total de investimentos da Ipiranga, R$ 868 milhões se referem a imobilizações e adições ao intangível e R$ 4 milhões referem-se a financiamentos a clientes, líquidos de repagamentos”, informou a Ultrapar.
Oxiteno
A Oxiteno usará R$ 203 milhões para investimentos em expansão, principalmente em Pasadena, nos Estados Unidos, e em Coatzacoalcos, no México.
A Ultrapar informou que as duas unidades acrescentarão cerca de 130 mil toneladas por ano de capacidade de produção, sendo que 30 mil toneladas estarão em operação em 2013 e 100 mil toneladas, no ano seguinte. Também serão feitos investimentos em manutenção.
Ultracargo e Ultragaz
A companhia informou ainda que a Ultracargo direcionará seus investimentos para expansão de terminais, principalmente os de Itaqui, no Maranhão, e Suape, em Pernambuco, além de manutenção.
A Ultragaz, por sua vez, concentrará investimentos no UltraSystem (granel de pequeno porte), que tem perspectiva de novos clientes, na modernização e ampliação de bases de engarrafamento e na reposição e aquisição de vasilhames.
(Fábio Pupo | Valor)