Unilever põe à venda unidade de molho de tomates

A Unilever está em busca de um comprador para sua unidade de produção de atomatados, categoria de produtos que inclui molhos, polpas e extratos à base de tomate. A negociação não envolve a marca Arisco, estampada nos atomatados da Unilever, mas apenas a estrutura industrial, localizada em Goiânia, Goiás. A fábrica de Goiânia faz parte do maior complexo industrial da Unilever no mundo. Além dos derivados de tomate, também estão lá linhas de produção da maionese Hellmann’s e dos temperos Arisco, que a multinacional anglo-holandesa pretende manter. A fábrica de Goiânia era a antiga sede da Arisco, empresa comprada em 2000 pela Bestfoods. Esta, por sua vez, foi incorporada no mesmo ano pela Unilever.

Um dos potenciais compradores da divisão de molhos de tomate é a Hypermarcas, do empresário João Alves de Queiroz Filho, ex-dono da Arisco. Seria o retorno do empresário, mais conhecido como Júnior, ao seu negócio de origem. Consultada, a Hypermarcas disse, por meio da assessoria de imprensa, que “busca constantemente novas oportunidades de negócios e que sempre notifica o mercado sobre quaisquer fatos relevantes concretizados”. A americana Heinz, uma das maiores fabricantes de catchup do mundo, também estaria interessada na divisão da Unilever. De acordo com a Nielsen, o mercado de molhos, polpas e extratos de tomate movimentou 1,5 bilhão de reais nos últimos 12 meses no Brasil.

Procurada por EXAME, a Unilever respondeu por sua assessoria de imprensa que está “avaliando a possibilidade de interessados nesse segmento, seguindo o direcionamento global das nossas categorias e em linha com os princípios de crescimento e desenvolvimento que têm norteado as nossas operações”.

Em relação aos potenciais compradores, a companhia informou que “por tratar-se de um processo com premissas de sigilo e confidencialidade, seu desfecho será comunicado tão logo seja concluído, de acordo com nossas práticas de transparência e Governança Corporativa”.

(Portal Exame)
 

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