Usiminas arrenda direitos da MBL e reforça presença em mineração

O braço de mineração da Usiminas informou ontem que expandiu sua atuação na região de Serra Azul, em Minas Gerais, com o arrendamento de reservas de minério de ferro da MBL Materiais Básicos estimadas atualmente em 145 milhões de toneladas.

O acordo com a MBL inclui ainda a aquisição de um estoque de 6 milhões de toneladas de minério de ferro e uma unidade para beneficiamento desse insumo por um valor total de US$ 75 milhões, que será pago em cinco parcelas, segundo o acordo.

Já no arrendamento dos direitos minerários da MBL, a Mineração Usiminas – uma joint venture entre a Usiminas e a Sumitomo – pagará US$ 7,50 por tonelada lavrada. O valor será atualizado pela variação do preço internacional do minério de ferro, sendo pago, mensalmente, na medida em que a companhia lavrar as reservas da MBL.

O arrendamento tem duração de 30 anos ou até o esgotamento das reservas. Conforme o diretor executivo da Mineração Usiminas, Wilfred Bruijn, a decisão de arrendar as minas foi uma solução menos dispendiosa do que uma aquisição à vista, uma vez que o negócio pode ser pago com sua própria produção.

Os ativos fazem divisa com as minas da Usiminas em Serra Azul e, segundo Bruijn, representam apenas o primeiro passo de outros negócios que poderão ser realizados com mineradoras vizinhas – seja por aquisições ou por meio de arrendamentos e lavra conjunta. "Estamos abertos a parcerias", afirmou.

O acordo ainda libera reservas da Usiminas, na região, estimadas em torno de 253 milhões de toneladas, que não podiam ser exploradas por conta da possibilidade da invasão da área dos direitos minerários da MBL.

A capacidade da unidade de beneficiamento adquirida é de 1 milhão de toneladas e o estoque de 6 milhões de toneladas de minério será reprocessado pelas unidades atuais da Usiminas.

O negócio está dentro do plano da Usiminas de atingir a produção de 29 milhões de toneladas de minério de ferro até 2015, permitindo ao grupo siderúrgico ter autossuficiência no consumo dessa matéria-prima.

(Eduardo Laguna | Valor)

+ posts

Share this post