Vendas de imóveis novos e lançamentos crescem em SP em agosto

As vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo cresceram 36,4 por cento em agosto na comparação com o mesmo mês em 2010, somando 2.234 unidades, informou nesta sexta-feira o sindicato que representa o setor na capital paulista.
Já em relação a julho, a comercialização recuou 17,9 por cento e a velocidade de vendas –medida pela relação de venda sobre oferta– caiu de 16,9 para 13,3 por cento.

Nos oito meses até agosto, o setor também registrou desaceleração, com as vendas em São Paulo acumulando queda de 23,8 por cento ante igual intervalo do ano passado, para um total de 16.636 unidades. Apesar do resultado negativo, o Secovi assinala, em nota, que essa diferença chegou a ser de 49,6 por cento no primeiro trimestre de 2011.

Do total de unidades comercializadas em agosto, 80 por cento estavam em período de lançamento –nos primeiros seis meses desde o momento em que foram ofertadas.

O segmento de dois dormitórios foi responsável por 67,8 por cento das vendas no período, seguido pelos imóveis de três dormitórios, com 21 por cento.

LANÇAMENTOS

Em agosto, foram lançadas 3.687 unidades residenciais na capital paulista, crescimento de 35 por cento contra julho e mais que o dobro do volume registrado um ano antes, conforme dados da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp).

"O processo de reposição da oferta de imóveis na cidade se mantém, com o volume lançado no mês excedendo as vendas em 1.453 unidades", afirma o Secovi, acrescentando que o estoque está em torno de 14.600 unidades em oferta.

No acumulado de 2011 até agosto, os lançamentos somaram 20.411 imóveis, alta anual de 14 por cento. Com isso, a entidade reiterou a estimativa de fechar o ano com 38 mil unidades lançadas.

(Vivian Pereira l Reuters)

+ posts

Share this post