Rio terá fábrica de leite da BR Foods

O governo do Rio de Janeiro anunciou ontem a construção de uma fábrica de processamento de leite do grupo BR Foods no Estado, município de Barra do Piraí, região do Médio Paraíba. Segundo o secretário de Agricultura do Estado, Christino Áureo, a fábrica representará um investimento inicial de R$ 170 milhões para a produção diária de 500 mil litros de leite a serem comercializados com as marcas Batavo e Elegê. No futuro, o investimento poderá chegar a 300 milhões, elevando a capacidade de processamento para 1 milhão de litros por dia.
 
O anúncio da nova planta ocorre menos de um mês após a inauguração de uma grande fábrica da Nestlé no município de Três Rios, com capacidade inicial de processamento de 400 mil litros de leite por dia e investimento de R$ 200 milhões. Já está em funcionamento desde o ano passado, na mesma região do Médio Paraíba (município de Barra Mansa), uma fábrica do grupo gaúcho Bom Gosto, em instalações onde funcionou uma fábrica da Nestlé, fechada há quatro anos.

O Estado do Rio de Janeiro vem dando incentivos à produção de gado leiteiro com o objetivo de transformar o Estado em um dos dez maiores processadores de leite do país e de recuperar a pecuária leiteira fluminense. Segundo o secretário Áureo, o objetivo é chegar a 2015 com uma produção anual de 1 bilhão de litros de leite e uma capacidade de processamento de 1,8 bilhão de litros. O consumo atual do Estado é de 3,3 bilhões de litros de leite por ano.
 
(Chico Santos | Valor)

+ posts

Share this post