A APSIS se destaca no mercado como uma empresa de consultoria independente especializada em avaliações e em geração de valor para seus clientes.

O Valor das Grandes Decisões

Mais de R$ 600 bilhões avaliados nos últimos 3 anos em ativos.

Mais de R$ 65 bilhões em imóveis avaliados nos últimos 5 anos.

Mais de 23 milhões de ativos inventariados e conciliados nos últimos 3 anos.

Diagnóstico para adoção de novos pronunciamentos contábeis para diversas empresas dos mais variados segmentos.

Nos últimos 2 anos, identificamos e avaliamos mais de R$ 40 bilhões em processo de alocação de preço de compra.

Assessorias financeira, contábil e fiscal em processos de aquisição e de captação de recursos para diversas empresas de capitais aberto e fechado.

2.000 clientes, sendo 80% empresas de grande porte.

Mais de 20.000 laudos emitidos.

Mais de 500 laudos registrados na CVM.

Equipe

Amilcar de Castro


Diretor

Experiência há mais de 27 anos em empresas nacionais e multinacionais, atuando tanto na área operacional/administrativa como na área comercial. Está na Apsis desde 2004, onde participou de diversos trabalhos de reestruturação societária.

Formação

Formado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), Direito pela Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura (SUESC-RJ). Tem curso de Avaliação de Ativos Intangíveis do Institute of International Business Valuers (IIBV) em Toronto, no Canadá. É Administrador Judicial e Perito registrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo (TJRJ e TJSP).

Amilcar de Castro

Angela Magalhães


Diretora

Profissional com mais de 17 anos de experiência na área de consultoria contábil e auditoria. Atendeu a várias empresas públicas e privadas de pequeno, médio e grande portes de diversos segmentos como óleo & gás, manufatura, energia e varejo, e prestou consultoria sobre as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), bem como sobre regulamentações CVM em conexão com operações mercado de capitais. Atuou em projetos de operações financeiras, inclusive ofertas públicas e privadas de ações, ofertas públicas de dívidas e operações de securitização lastreada em ativos. Possui experiência em processos de due diligence e assessoria contábil, incluindo operações de aquisições de negócios.

Formação

Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá.

Angela Magalhães

Bruno Bottino


Diretor

Tem experiência sólida em projetos de business valuation e em consultoria estratégica com o foco em eficiência organizacional, resultando na redução de custos e na otimização da cadeia. Atuou em projetos de desenho e implantação de soluções organizacionais, criação e automatização de ferramentas e relatórios, dimensionamento de equipes e organogramas, definição de SLAs, definição de metas e modelos de avaliação de desempenho, análises de orçamentos, revisão e estruturação de planos de negócio, post merger integration (PMI) e avaliação econômico-financeira para diversos fins gerenciais, contábeis e fiscais.

Formação

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem curso de extensão em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e atualmente está cursando LLM em Direito empresarial pelo IMBEC.

Bruno Bottino

Fabiano Machado


DIRETOR

Possui mais de 13 anos de experiência em estruturação e estudos de viabilidade de projetos imobiliários e sustentabilidade.

Atuou como gerente de FP&A, RI e novos negócios, participando de diversos comitês de investimento de um FIP de incorporação imobiliária com patrimônio de R$ 450 milhões. Além da elaboração de estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos imobiliários, participou diretamente na elaboração de planos de negócio de empresas no setor de alimentos orgânicos, saúde e educação. Foi diretor financeiro de uma fundação com atuação em desenvolvimento socioeconômico sustentável regional no Brasil e no mundo. Estruturou modelos de negócios inovadores e mecanismos de finanças mistas para agricultura familiar, negócios sociais e cadeias de valor de produtos não madeireiros de base comunitária em Moçambique, Peru, Brasil e Angola, coordenando equipes e trabalhando em conjunto com multilaterais, agências da ONU e grandes empresas extrativistas.

FORMAÇÃO

Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em Controladoria e Finanças pela Unisinos e é Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL)

Fabiano Machado

Luiz Paulo Silveira


Vice-Presidente Técnico

Atua há mais de 14 anos em avaliação de empresas, incluindo ativos tangíveis e intangíveis. É diretor executivo e fundador do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) da ANEFAC e membro do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS). É responsável técnico no Brasil do International Association of Consultants, Valuators and Analysts (IACVA), onde é internacionalmente certificado como avaliador com a credencial International Certified Valuation Analyst (ICVS).

Formação

Graduado em Ciências Contábeis e em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1989 e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD-UFRJ) em 1991. É auditor-líder ambiental certificado pelo Inmetro (ISO14001). Possui certificação IBAPE. Cursou BV 201, BV 202 e BV 203, do programa de Business Valuation da American Society of Appraisers (ASA), e BV 301 – Avaliação de Ativos Intangíveis pelo Institute of International Business Valuers (IIBV), joint venture da ASA com o Canadian Institute of Chartered Business Valuators (CICBV).

Luiz Paulo Silveira

Marcelo Nascimento


Diretor

Especialista na área de consultoria imobiliária, ativo fixo imobilizado, gestão de patrimônio e base regulatória do setor elétrico e de saneamento. Possui sólida experiência em gerenciamento de projetos e é administrador de equipes multidisciplinares, atuando em projetos estratégicos e complexos para empresas de diversos setores no Brasil e no cenário internacional.

Formação

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia São Paulo e pós-graduado em Gestão de Negócios Imobiliários. Possui certificação Project Management Professional (PMP) e IBAPE, além de ser membro do Royal Institution Of Chartered Surveyors (MRICS).

Marcelo Nascimento

Marcia Calmon


Diretora

Tem experiência de mais de 40 anos nas áreas contábil, fiscal e de planejamento tributário e societário. Foi executiva do Grupo Ultrapar durante longo período de sua carreira profissional.

Formação

Formada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, com especialização em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Tem pós-graduação em Finanças pela Escola de Comércio Armando Álvares Penteado.

Marcia Calmon

Marcus Parpinelli


DIRETOR

Profissional com mais de 40 anos de experiência multidisciplinar na negociação, gestão, implantação e direção de grandes projetos e contratos de engenharia e serviços de alta complexidade, principalmente, nos Setores de Infraestrutura, Energia Elétrica, Petróleo e Gás, Novos Mercados e Sistemas. Atuando no Brasil e Exterior, atualmente também ocupa a posição de Presidente do Conselho da HubUNION, um importante Centro de Integração de Empresas, Competências e Ofertas.

 

FORMAÇÃO

Engenheiro Civil especializado em Planejamento, Orçamento e Controle de Custos e Produção, com cursos de extensão em Gestão de Negócios e Projetos, Análises de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos e Empreendimentos e Engenharia de Avaliações.

 

Marcus Parpinelli

Miguel Monteiro


Diretor de Projetos

Profissional com vasta experiência em processos de avaliação econômico-financeira junto a diversas entidades públicas e privadas. Carreira desenvolvida na área de Business Valuation, atuando na elaboração de relatório de avaliação para fins de marcação de quota de Fundo de Investimentos, Lei das S.A., Purchase Price Allocation, Recuperação Judicial, Apuração de Haveres, entre outros ramos de indústria, inclusive em processos de recuperação judicial. Responsável pela gestão da equipe de Business Valuation no desenvolvimento de projetos com grande reconhecimento por parte dos clientes atendidos.

Formação

Graduação em Ciências Econômicas pelo IBMEC e MBA em Finanças pela Saint Paul em parceria com a NYIF. Possui também certificado International Association of Consultants, Valuators and Analysts (IACVA). Em 2014, realizou intercâmbio na empresa Duff & Phelps em Nova York.

Miguel Monteiro

Pedro Gusmão


Diretor

Há mais de 10 anos como administrador com sólida visão de negócios obtida em consultorias internacionais. Expertise na área financeira, com foco em operações de fusão & aquisição, nas quais atuei em todas as fases de projetos desta natureza (desde o planejamento da estratégia de venda ou aquisição, estruturação da transação, elaboração do valuation, coordenação da due diligence, negociação até o fechamento da transação). Experiência em diversos estudos de viabilidade para criação de novos negócios, desde start-ups de base tecnológica até empresas de geração de energia (termoelétricas e hidroelétricas).

FORMAÇÃO

Graduação em Administração de empresas pela Universidade de Pernambuco

Pedro Gusmão

Renata Monteiro


Presidente

Atua, há mais de 15 anos, no mercado de consultoria estratégica, coordenando atividades multidisciplinares de engenharia, contabilidade e economia, em especial no mercado de Avaliações e M&A. Experiência na coordenação de projetos, em especial avaliação de ações judiciais e passivos, perícias e assistências técnicas, administração judicial e avaliações de ativos de forma global. Já atuou na coordenação de projetos na área de sustentabilidade, dentre os quais destaca-se o desenvolvimento de projetos pioneiros de créditos de carbono junto à ONU e o dimensionamento de passivos ambientais.

Formação

Graduada em Direito e pós-graduada lato sensu em Direito da Propriedade Industrial pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (IBMEC). Desde 2016, é membro do Young Presidents Organization (YPO), a primeira organização global dedicada ao aperfeiçoamento de líderes no âmbito pessoal, profissional e de engajamento social. Realizou o Programa Executivo em 2018, na Stanford University, Graduate School of Business. Possui certificações realizadas pela Fundação Dom Cabral nos anos de 2018 e 2019 – “Leadership Journey: the YPOer as a Game Changer, Como liderar em uma era de Paradoxos e Incertezas” e “The Human Perspective of Leadership”.

Renata Monteiro

Ricardo Monteiro


Fundador e Presidente do Conselho da Apsis

Atua há mais de 40 anos em Consultorias Estratégicas e Avaliações. Trabalhou em diversas Incorporações na Construção Civil, tendo coordenado a construção de mais de 5.000 unidades habitacionais, comerciais e industriais. Foi Perito Judicial das Varas Cível e de Fazenda e professor da cadeira de Construção Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Exerceu a função de Presidente até 2014.

Formação

Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Engenharia Econômica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Ricardo Monteiro

Cases

Missão

Assessorar nossos clientes, com excelência, na superação de desafios empresariais e regulatórios.

Visão

Ser referência em geração de valor para nossos colaboradores, clientes e acionistas, com soluções inovadoras, ágeis e sustentáveis.

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