Lei de Recuperação e Falência

Gestão da qualidade e o valor das empresas

Em um contexto altamente competitivo e dinâmico, a gestão da qualidade é um dispositivo imprescindível para o alcance do sucesso por qualquer empresa, independentemente do porte ou da área de atuação. A grande celeridade das inovações tecnológicas nas últimas décadas, a maior interação entre clientes e marcas nos meios digitais e, por conseguinte, as tendências de mercado mais versáteis tornaram imperativos o monitoramento e os ajustes rápidos dos processos organizacionais. Para tanto, existem diversos mecanismos adotados mundialmente. São muitas as maneiras possíveis para que uma companhia controle seu desempenho e atinja reiteradamente seus objetivos. Contudo, a International Organization for Standardization (ISO — ou Organização Internacional para Padronização, em tradução livre), na Norma ISO 9001:2015, estabelece um modelo universal: o ciclo PDCA.

Método PDCA

A gestão da qualidade pode ser realizada em quatro etapas.
  1. Plan (planejamento): definição de metas, finalidades e estratégias.
  2. Do (execução): aplicação do planejamento.
  3. Check (verificação): análise dos resultados obtidos e eventuais problemas.
  4. Act (ação): implementação das correções e melhorias necessárias.
Conforme a ISO 9001:2015, todas essas fases precisam estar fundamentadas em sete princípios, descritos a seguir.
  • Foco no cliente – O propósito de qualquer corporação deve ser atender com excelência às solicitações e expectativas dos clientes. Desse modo, propiciam-se a fidelização dos consumidores/usuários e a boa reputação da empresa.
  • Liderança diligente – A harmonia da equipe frente ao objetivo em comum e a disseminação da cultura interna entre os funcionários são responsabilidades dos gestores. Os líderes devem prezar e promover os valores e a missão empresariais, tendo em vista o alinhamento de toda a equipe.
  • Engajamento das pessoas – Todos os colaboradores devem ser competentes e comprometidos com a entrega de bons serviços e produtos aos clientes. O bom nome da marca é construído coletivamente, em todos os setores que a constituem.
  • Gerenciamento de processos – A visão sistêmica é elementar para o atingimento de resultados positivos. Todas as áreas da companhia são conectadas e compõem um organismo único; por essa razão, a gestão da qualidade envolve todos os núcleos e estágios de trabalho.
  • Melhoria contínua – O aperfeiçoamento dos processos e a adequação à demanda dos clientes devem ser alvos permanentes. O mercado não é estático, por isso é muito importante estar atento aos fatores externos capazes de afetar a cadeia de valor do negócio.
  • Decisão baseada em fatos – As resoluções precisas e eficazes são fruto de mapeamento de erros e acertos. A mensuração de indicadores permite uma leitura mais clara da realidade, ações mais apropriadas, menos retrabalho e, portanto, redução de despesas operacionais.
  • Bom relacionamento – A boa relação entre todos os parceiros de um empreendimento favorece a fortificação da marca e o aumento de receita.

Mapeamento de processos na Apsis

Na Apsis, a metodologia PDCA auxilia o mapeamento e a avaliação de nossos processos, mediante uma visão sistêmica das atividades. Com isso, os pontos críticos são identificados e submetidos às tratativas mais pertinentes. O projeto de modelagem, reestruturação ou otimização de um processo ocorre, especialmente, na primeira etapa, planejamento. Internamente, para uma melhor organização e um desenvolvimento mais acertado dos programas de melhoria, dividimos esse estágio em quatro passos, a saber:
  • Identificação do problema;
  • Análise do fenômeno;
  • Análise do processo;
  • Plano de ação.
 
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Comment (1)

  • TATA Reply

    Excelente TIMEEEEEEEEEEEEE

    16/04/2021 at 21:19

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