Argentina Impsa terá mais uma fábrica de aerogeradores no Brasil

Uma semana depois de a multinacional americana GE anunciar um projeto para a Bahia, será a vez de o grupo argentino Impsa definir, em breve, a instalação no Brasil de mais uma fábrica de aerogeradores, equipamento para geração de energia eólica. Atualmente, o grupo já tem em operação uma unidade dentro da área do porto de Suape, na região metropolitana do Recife (PE).

A empresa está em negociações finais com os governos de alguns Estados no país, entre eles Bahia e Rio Grande do Sul, para definir o local de sua nova fábrica. O investimento para a instalação, segundo apurou o Valor, é estimado em R$ 50 milhões.

A fabricação de aerogeradores do grupo Impsa está a cargo da controlada Impsa Wind, que desenvolveu o equipamento tipo IWP-100, o qual chega a alcançar até 100 metros de diâmetro de rotor, podendo ser instalado em torres de 85 a 100 metros de altura.

No Brasil e outras regiões de atuação, a Impsa atua com unidades de negócios separadas: Impsa Hydro (de equipamentos para geração hidrelétrica), Impsa Wind (eólicas) e Impsa Energy (exploração de parques eólicos), além de outras controladas de outros segmentos.

Por meio da Impsa Energy, a companhia detém mais de 400 MW de capacidade instalada e em instalação em seus parques eólicos no Brasil. Um no Ceará, distribuído entre as praias de Pajuru Morgado e Volta Rio, e outro em Água Doce, em Santa Catarina.

Já a Impsa Hydro também está montando fábrica em Suape para atender hidrelétricas no país. No ano passado, fez uma parceria com o consórcio Norte-Energia para fornecer quatro unidades completas de geração (turbinas e geradores) para a usina de Belo Monte, ainda em início de implantação, no Pará, com potencia de 11,5 mil MW.

A companhia tem presença atualmente em mais de 40 países. Pertence à Corporação Impsa, holding dedicada a prover bens e serviços como vinícolas e vinhedos, seguros, logística, sistemas de monitoramento de satélites, sistemas de automação e comunicações. Foi criada em 1907, na Província de Mendoza, por Enrique Epaminondas Pescarmona.

(Ivo Ribeiro | Valor)

+ posts

Share this post