BB & Mapfre anunciam operações conjuntas em seguros

O Banco do Brasil e a Mapfre anunciaram ontem (05/07) o início das operações conjuntas em seguros. Uma das primeiras metas é contratar mil pessoas até o final deste ano, disse Roberto Barroso, presidente de uma das holdings criadas pelo banco e a seguradora espanhola. O grupo BB & Mapfre nasce como segundo maior grupo segurador do Brasil, atrás do Bradesco. Excluindo a carteira de saúde, área em que o grupo não atua, o BB & Mapfre passa a ser o maior do País, com faturamento de R$ 8,6 bilhões em 2010 e participação de 15,6% do setor de seguros.

O grupo terá várias seguradoras, vinculadas a duas holdings. Uma das holdings, presidida por Barroso, vai cuidar das áreas vida, apólices imobiliárias e seguro rural. A outra, presidida por Marcos Eduardo Ferreira, vai agregar as operações de veículos, seguros gerais e parcerias com redes de varejo (área chamada de "affinity" no mercado segurador). Ao todo, são 180 tipos de seguros diferentes.

"Será uma gestão compartilhada", disse Barroso. Ele salientou que o acordo terá prazo de 20 anos e pode ser renovado. A Mapfre terá o controle acionário, para que as empresas sejam privadas. Por isso, terá 50,1% das ações ordinárias (ON, com direito a voto).

O grupo nasce com 4 mil funcionários, 17 mil pontos de vendas e 25 milhões de clientes. Segundo o executivo, a contratação de mais funcionários será necessária porque as operações do BB e Mapfre são complementares, o que gerará novas oportunidades de negócios.

As duas marcas, BB e Mapfre, serão mantidas nas apólices de seguros. Nos produtos vendidos na rede de agências do BB, a marca do banco será a usada. Se o produto for vendido por corretores de seguros ou por meio de parcerias com redes de varejo, a marca será a da Mapfre.

Em automóveis, o grupo nasce como o segundo maior do mercado, com 15% de participação, atrás da Porto Seguro, a líder isolada com cerca de 30% do setor. A BB & Mapfre fechou maio com mais de 2 milhões de veículos segurados e uma carteira de mais de 12 mil corretores. A partir do dia 10, o grupo começa sua primeira campanha de marketing. Intitulada "Bebês", será uma campanha nacional protagonizada por recém-nascidos.

(Altamiro Silva Júnior l Exame)

+ posts

Share this post