Camil compra Coqueiro para ir além do arroz com feijão

A Camil Alimentos anunciou nesta quinta-feira a compra da Coqueiro, até então de propriedade da PepsiCo, depois de três meses de negociação. A operação, de valor não divulgado, inclui a marca e as duas fábricas da Coqueiro em São Gonçalo (RJ) e Itajaí (SC) e a incorporação dos seus cerca de 1.500 funcionários.

A Coqueiro, marca brasileira que era a única operação de pescados que a PepsiCo mantinha globalmente, está presente em 200.000 pontos de venda no Brasil. A Camil Alimentos atua no segmento de pescados com as marcas Alcyon e Pescador.

A aquisição indica a diversificação que a Camil busca para ir além do arroz com feijão. “Atualmente, o segmento de grãos representa 80% dos negócios da companhia e, com a aquisição, o segmento de pescados deverá representar, num prazo de cinco anos, 30% dos negócios da companhia”, afirma a Camil em comunicado.

A Camil iniciou o processo de expansão por meio de aquisições em 2007, quando comprou a produtora de arroz Saman, no Uruguai. Dois anos depois adquiriu a chilena Tucapel. No ano passado, comprou Neste ano comprou a maranhense B.B. Mendes e neste ano adquiriu a produtora de arroz peruana Cada. Agora, a Camil comercializa seus produtos em mais de 60 países.

Fundada em 1963 como Cooperativa Agrícola Mista Itaquiense Ltda, em Itaqui, no Rio Grande do Sul, a empresa iniciou suas operações comercializando arroz em sacos e outros cereais. Nos anos 80, tornou-se líder de mercado em São Paulo. A partir de 1996, quando se tornou S/A e após várias aquisições — incluindo as instalações industriais de Recife (PE), em 2001, e Camaquã (RS), no ano seguinte, a Camil se consolidou como a maior empresa de arroz do Brasil.

Para este ano, a empresa estima um faturamento de 1,8 bilhão de reais. A empresa conta com 23 unidades produtivas na América Latina e capacidade de produção de 2,1 milhões de toneladas de arroz e 140.000 toneladas de feijão.

(Marcio Orsolini l Exame)

+ posts

Share this post