Com operação no Brasil, francesa LeadMedia dobra receita

A companhia franco-brasileira LeadMedia, especializada em marketing digital, produção de conteúdo e gestão de relacionamentos on-line com os clientes (e-CRM, na sigla em inglês), mais que dobrou a sua receita líquida em 2011 após a aquisição de empresas brasileiras.
 
De acordo com o relatório encaminhado à bolsa NYSE Euronext (Alternext) de Paris, a receita líquida no ano passado foi de €€ 19,2 milhões em 2011 (US$ 25,2 milhões), o que representou um crescimento de 118% em relação ao ano anterior. Pelas regras da bolsa francesa, a companhia divulgará outros detalhes financeiros em abril.

A LeadMedia começou a operar no Brasil em 2010, a partir da compra do Busca Descontos, um agregador de ofertas e descontos. Em janeiro de 2011, adquiriu por R$ 8,9 milhões a Media Factory, empresa de gestão de marketing em mídias sociais, antes pertencente ao grupo IdeiasNet. Em setembro, comprou a DigitalMe, especializada na gestão da imagem de empresas em mídias sociais, por uma quantia não revelada.

Um dos fatores que impulsionaram os resultados da companhia foi a absorção da receita da Media Factory, que em 2010 teve receita de R$ 12 milhões e crescia 200% ao ano, observa Cédric de Lavalette, diretor administrativo e financeiro da LeadMedia. "O grupo aumentou o número de clientes no Brasil e promoveu ações exitosas, como a liquidação ”Black Friday”, em novembro", acrescenta.

Na França, a LeadMedia apresentou crescimento acima da média do mercado de comércio eletrônico, que teve expansão de 22% no ano, segundo Lavalette. "Apesar do cenário econômico instável, o mercado de marketing digital está muito bom na França", pondera. No ano, 55% da receita total da companhia foi gerada na França e 45%, obtida no Brasil. Um ano antes, a operação brasileira representava 35% do total, o que demonstra o ganho de importância no ano.

A companhia realizou uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações em junho do ano passado na Alternext e captou na operação € 12,5 milhões. Os recursos, de acordo com Lavalette, vêm sendo usados em aquisições e em investimentos na unidade francesa. A companhia aguarda a divulgação do balanço em abril para anunciar a estratégia de expansão para este ano.

(Cibelle Bouças | Valor)
 

+ posts

Share this post