Conselho da Telmex aprova oferta feita pela América Móvil

O conselho de administração da Telmex, maior operadora de telefonia fixa do México, aprovou hoje uma proposta para transferir 40,04% de suas ações à América Móvil, um movimento anunciado na semana passada.

A venda tem o propósito de reorganizar, debaixo da América Móvil, os ativos de telecomunicações controlados pelo bilionário mexicano Carlos Slim. As duas empresas são controladas por ele e, com esse passo, a América Móvil passará a ter 100% das ações da Telmex (os outros 59,96% foram adquiridos em 2010).

De acordo com a proposta, a América Móvil vai pagar, em dinheiro, 10,50 pesos mexicanos (US$ 0,85) por ação da Telmex. O valor representa um ágio de 11% sobre a cotação média dos papéis na bolsa mexicana nos 30 dias anteriores ao anúncio da proposta, feita no dia 1º de agosto.

O objetivo da América Móvil é fechar o capital da Telmex se obtiver a adesão necessária dos acionistas da companhia. Para adquirir a totalidade das ações que ainda estão no mercado, a companhia terá de desembolsar cerca de US$ 6,5 bilhões.

(Talita Moreira | Valor, com agências internacionais)

+ posts

Share this post