CPFL avalia aquisição de cooperativas de distribuição

Empresa já mantém negociações visando ampliar a sua base de ativos, afirmou o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Eduardo dos Santos Soares

A CPFL Energia avalia a aquisição de cooperativas de distribuição de energia elétrica próximas a suas áreas de concessão e já mantém negociações visando ampliar a sua base de ativos, afirmou o diretor de Desenvolvimento de Negócios da CPFL Energia, Eduardo dos Santos Soares.
 
A RGE Energia, distribuidora do grupo que atua no Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, venceu o leilão de áreas de concessão nas cidades de Putinga e Anta Gorda realizado nesta sexta-feira, e agregará cerca de 1.500 clientes ao seu portfólio atual de 1,3 milhão de consumidores.

A área de concessão era atendida pelo Departamento Municipal de Energia Elétrica de Putinga, da prefeitura da cidade.

Como o departamento não possui a outorga do direito da concessão para exploração do serviço de distribuição, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou o leilão para regularizar o serviço nesses municípios.

Sem previsão no curto prazo de novos leilões desse tipo, a CPFL já negocia com cooperativas que prestam serviço de distribuição de eletricidade em regiões próximas das suas áreas de concessão.

“Estamos dispostos a manter essa linha de negociação… Hoje, nas áreas de concessão da CPFL Energia como um todo, há ativos elétricos que quando somados são comparáveis com a base de ativos que temos na RGE”, disse à Reuters o diretor.

“É quase como se tivéssemos mais uma grande distribuidora no grupo, claro que pulverizado”, afirmou.

Segundo o executivo, o modelo do setor elétrico tem um foco na redução do preço de energia elétrica para o consumidor (modicidade tarifária) e cada vez mais as empresas são pressionadas a melhorar a gestão.

Assim, companhias pequenas –como cooperativas de distribuição de energia– têm menos ganhos de escala e menor retorno do investimento, o que incentiva a consolidação no segmento.

(Exame)

+ posts

Share this post