Demanda por imóveis cresce acima da oferta

A demanda em relação à oferta de imóveis nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro medida pelo portal ZAP teve crescimento expressivo no período de 2009 a 2011, superando a expansão da oferta. Nos dois mercados, esse movimento de aumento da procura por imóveis acima da demanda se refletiu em alta do índice de preços dos imóveis anunciados Fipe-ZAP. Entre 2009 e 2011, o indicador subiu 57% em São Paulo e de 88% no Rio.

Na avaliação de o diretor-geral do ZAP, Eduardo Gama Shaeffer, os preços de imóveis devem manter a tendência de valorização, mas não no ritmo acentuado registrado até alguns meses atrás. Os últimos levantamentos mensais do Fipe-ZAP vêm apontando essa desaceleração das altas.

De 2009 a 2011, o número de contatos por parte de potenciais compradores de imóveis aumentou 114%, muito acima da expansão de 48% do número de ofertas. No Rio de Janeiro, o indicador de demanda subiu 146%, enquanto o número de ofertas cresceu 56%. Com isso, a relação entre procura e oferta no portal de imóveis cresceu 45%, em São Paulo, e 57% no Rio.
 
O diretor-geral do ZAP ressaltou que, como resultado da valorização de preços que vem ocorrendo nos últimos anos, a demanda tende a aumentar, principalmente, nas regiões periféricas. Em São Paulo, as zonas oeste e sul mantiveram a liderança na demanda por imóveis, mas a participação dessas regiões caiu de 65% em 2009 para 59% em 2011. Na zona leste, a demanda subiu de 13% para 17% do total e, na zona norte, de 5% para 8%. No centro, houve queda de 16% para 15% do total.

De acordo com Schaeffer, mais que as incorporadoras, o levantamento destina-se a bancos de investimentos, que monitoram o mercado para saber se existe bolha imobiliária no Brasil. O portal ZAP tem quatro mil imobiliárias cadastradas e cerca de 265 mil ofertas.

(Chiara Quintão | Valor)
 

+ posts

Share this post