Gafisa continua nos planos de GP e Sam Zell

A GP Investimentos e a Equity International (EI), de Sam Zell, continuam interessadas em comprar ativos da Gafisa, de acordo com fonte ouvida pelo Valor. Os potenciais investidores têm feito contas e avaliado em quanto estariam dispostos a elevar o preço oferecido por ativos da companhia. Procuradas pela reportagem, a GP e a EI responderam, por meio das respectivas assessorias de imprensa, que não comentam o assunto.
 
Na semana passada, a Gafisa divulgou ao mercado que desistiu de vender ativos para GP e Sam Zell. Segundo a companhia, a proposta subavaliava ativos e negócios envolvidos e resultaria em "substanciais custos de transação e altos riscos de execução". O fato relevante teria surpreendido os interessados, que esperavam que as negociações prosseguiriam.
 
A empresa não informou o que estava sendo negociado nem qual teria sido o preço oferecido. Os rumores dão conta de que se tratava das divisões Gafisa e Tenda, ou seja, que Alphaville ficaria de fora do negócio, e que foi proposto R$ 1 bilhão pelas duas divisões.

Embora o valor ofertado não tenha sido divulgado, a avaliação recorrente no mercado é que o poder de barganha estava nas mãos de GP e Sam Zell, num cenário em que Gafisa precisa de uma solução para os problemas herdados da Tenda e em que a companhia tem elevado nível de alavancagem. Isso torna provável que, de fato, um preço baixo tenha sido oferecido pelos ativos. Se considerada a reputação da GP de ser difícil nas negociações, uma nova oferta, se for feita, também não deverá ser generosa, ainda que supere o valor oferecido anteriormente. Há quem espere que, enquanto Gafisa não apresentar solução para seus problemas, GP e Sam Zell deverão insistir na tentativa de acordo com a empresa. "Só pesca quem está na água", diz um executivo do setor.

Em meio a tantas especulações sobre a companhia e de possíveis resultados ruins no quarto trimestre de 2011, chegou-se a comentar que a Gafisa estaria em dúvida se divulgaria prévia de seus resultados financeiros nesta semana, para acalmar os ânimos dos investidores, e no fim do mês publicaria o resultado completo, ou se apresentaria o balanço nos moldes tradicionais. A Gafisa informou, por meio de sua assessoria, que a divulgação em duas etapas não procede e que os resultados serão publicados em 14 de março.

(Chiara Quintão | Valor)
 

+ posts

Share this post