Governo criará estatal para tocar projetos de energia com a Argentina

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira que o governo brasileiro criará uma nova estatal em parceria com o governo argentino para executar projetos do setor elétrico comandados pelos dois países. Segundo o ministro, a ideia é seguir os mesmos moldes da empresa binacional que administra a hidrelétrica de Itaipu (PR) com o governo paraguaio.
 
Lobão informou que a diferença em relação ao modelo adotado em Itaipu é que o controle brasileiro não será exercido diretamente pelo governo. “No nosso caso, será pela Eletrobras”, disse Lobão depois de se reunir com o ministro de Energia da Argentina, Júlio De Vido.
 
Os ministros afirmaram que será aberto, no dia 7 ou 8 de março, concorrência para escolha do projeto-executivo de duas hidrelétricas, Garabi e Panambi. Cada usina, segundo Lobão, terá potência superior a 1 mil megawatts (MW). “É uma licitação internacional e será feita em Buenos Aires”, disse o ministro brasileiro.
 
De acordo com a proposta, a energia gerada será dividida igualmente entre os dois países. O ministro argentino ressaltou que os projetos binacionais têm produzido um “efeito muito forte na região”. Para Lobão, o empreendimento será um “novo símbolo de integração na América do Sul”.
 
(Rafael Bitencourt |Valor)

 

+ posts

Share this post