Hemmer inaugura loja conceito em Blumenau

A empresa de conservas Hemmer, sediada em Blumenau (SC), inaugura no próximo dia 10 sua loja-conceito. Este é o segundo passo da empresa rumo ao varejo próprio. Há poucos meses, a Hemmer começou a fazer vendas pela internet. Os investimentos na loja-conceito somam R$ 200 mil.
 
De acordo com o gerente comercial da empresa, Elisandro Nunes da Rosa, o principal objetivo do novo investimento é estreitar o relacionamento com o consumidor final, obtendo opiniões sobre seus produtos, de forma que a empresa possa melhorar o desenvolvimento de novos itens.
 
Segundo ele, a intenção não é concorrer com o varejo, que hoje vende itens da marca, mas ele não descarta – caso a loja-conceito tenha um bom desempenho – que sejam abertas outras unidades, em outros locais. “Mas isso seria mais apropriado em lugares onde há uma maior carência dos produtos da marca no varejo tradicional”.
 
A primeira loja-conceito ficará no Parque Vila Germânica, espaço onde ocorrem feiras industriais e a principal festa turística de Blumenau, a Oktoberfest. Neste local, explica Rosa, transitam cerca de 1,3 milhão de pessoas/ano do Brasil todo, de forma que ele acredita que terá um retorno abrangente sobre o que o consumidor nacional gosta de comprar, o que espera de novidades e sugestões. Hoje, este tipo de retorno só é dado por meio de pesquisas ou por meio de informações dos parceiros varejistas.
 
Com 40 metros quadrados, o Empório Hemmer contará com um espaço gourmet, onde o consumidor poderá fazer degustações e acessar, em telas interativas, receitas com os produtos da marca e tirar dúvidas.
 
A empresa, que é conhecida principalmente pelos tradicionais pepinos em conserva – produz hoje 300 itens diferentes (desde palmitos, tomate seco em conserva, azeitonas, repolho, molho de tomate etc), mas, segundo o gerente comercial, dificilmente as redes de supermercados possuem todo o portfólio da Hemmer disponível para o consumidor. “Ou por questões de logística (isso ocorre, em especial, nas redes localizadas mais distantes da matriz, como as dos Estados do Nordeste) ou por questões comerciais”. Ele explica que é difícil penetrar, por exemplo, com novos produtos da Hemmer em alguns ramos. Nos grandes supermercados, há pouca abertura para negociação comercial porque já existe muita oferta de indústrias concorrentes de conservas de grande porte, com preços competitivos.
 
A Hemmer deverá faturar cerca de R$ 115 milhões neste ano.
 
(Vanessa Jurgenfeld | Valor)
 

+ posts

Share this post