Kodak vende divisão de gelatina à Rousselot

A Eastman Kodak anunciou hoje um acordo para vender sua divisão de gelatina (que usava para fazer filmes fotográficos), numa tentativa de levantar caixa com a venda de ativos não estratégicos. A Rousselot, empresa do grupo Vion Food, vai comprar a unidade por um valor não relevado, informou a Kodak em um comunicado ao mercado.
 
O negócio, que será concluído em 30 dias, prevê a transferência de 95 funcionários e uma fábrica para a Rousselot – que produz gelatina para diversas aplicações.
 
Segundo a Kodak, a unidade Eastman Gel já vinha conduzindo sua transição do setor fotográfico para outros mercados, expandindo suas vendas para áreas como as indústrias farmacêutica e de alimentos.
 
Paralelamente, o conselho de administração da Kodak elegeu hoje a executiva Laura Quatela, 54 anos, como copresidente da empresa. Atual conselheira-geral, Laura vai compartilhar o comando com Philip Faraci, presidente desde 2007. Ambos vão se reportar ao presidente do conselho de administração e executivo-chefe da companhia, Antonio Pérez.
 
Fundada há 131 anos, a Kodak tem enfrentado dificuldades desde a popularização da fotografia digital – segmento que a empresa nunca conseguiu liderar, embora tenha sido decisiva para sua criação. Para fazer caixa, a companhia está tentando vender patentes e ativos não essenciais. Mas, se não tiver êxito, poderá entrar em recuperação judicial nos próximos meses.
 
(Talita Moreira | Valor)

+ posts

Share this post