Lopes acirra disputa com BR Brokers em São Paulo

Discussões à parte sobre qual o critério mais adequado para se definir a primeira colocada no ranking de intermediação imobiliária, LPS Brasil – Consultoria de Imóveis, conhecida como a imobiliária Lopes, e Brasil Brokers continuam disputando esse mercado passo a passo. Ontem, a Lopes anunciou compra de 51% da Itaplan Brasil Consultoria de Imóveis, sua 13ª aquisição desde o ano passado. A Brasil Brokers fechou quatro compras de empresas de 2010 para cá, com valor total de R$ 74,5 milhões. Já a Lopes comprometeu nas operações R$ 302,69 milhões. O movimento de compras da duas companhias prevê desembolsos de R$ 377 milhões nos negócios fechados desde o ano passado.

O valor estimado pela Lopes pela parcela que assumiu da Itaplan é de R$ 29,17 milhões.

Lopes e Brasil Brokers deixam claro que o processo de aquisições não para por aí e que têm conversas em andamento com novos possíveis alvos. Novos negócios poderão ser anunciados até o fim do ano. A possibilidade de crescer por meio de aquisições chama a atenção das duas empresas principalmente no segmento de imóveis usados, em que a venda é bem mais fragmentada do que a de lançamentos, com grande concentração nas chamadas imobiliárias de bairro.

Dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) divulgados pela Brasil Brokers apontam que, de janeiro a agosto, a participação do grupo nos lançamentos da região metropolitana de São Paulo foi de 31%, do grupo Lopes, 23,3%, e da Itaplan, 3,2%, em VGV. No ano passado, de acordo com o ranking da Embraesp, a Lopes liderava esse mercado em valor, com 20,95% de participação, seguida pela Abyara Brokers (da Brasil Brokers), que detinha 14,12%. Na avaliação do diretor executivo de novos negócios da Lopes, Tomás Salles, é preciso levar em conta que boa parte dos lançamentos será feita no quarto trimestre, concentração reforçada por atrasos na aprovação de projetos.

No segundo trimestre, a Brasil Brokers vendeu 19,383 mil unidades, ultrapassando a Lopes, que comercializou 17,125 mil unidades. Nos critérios de lucro líquido e geração de caixa medida pelo Ebitda, porém, a Lopes mostrou resultados superiores aos da concorrente no período.

Embora a compra de empresas que vendem imóveis usados seja prioridade, é no segmento de lançamentos que a Itaplan vai contribuir para engrossar as vendas da Lopes. Isso porque, por meio dela, a Lopes passará a atuar também no modelo de venda de lançamentos sem exclusividade de comercialização. Na maior parte da região metropolitana de São Paulo, a Lopes vendia lançamentos só com exclusividade, não participando da chamada "divisão de placas".

A Itaplan continuará sob a liderança de Fabio Rossi, à frente da empresa por mais 15 anos. A Lopes atuará como investidora na empresa, segundo seu diretor financeiro e de relações com investidores, Marcello Leone. Segundo ele, dados da Embraesp indicam que, na média dos últimos cinco anos, a Lopes teve participação de mercado de 30% na região metropolitana e a Itaplan, entre 5% e 6%. A Itaplan estima que, com a entrada da Lopes, irá elevar sua parcela para 15% em dois anos e meio e o VGV de lançamentos de R$ 1 bilhão em 2011 para entre R$ 4,5 bilhões e R$ 5 bilhões.

As conversas entre a Lopes e a Itaplan começaram há um ano até o fechamento do negócio.

(Anna Carolina Negri l Valor)

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