Neoris amplia infraestrutura de serviços no Brasil

O Brasil entrou definitivamente no radar da Neoris – empresa de serviços de software e tecnologia da informação (TI). Com origem mexicana e sediada em Miami, a companhia investiu na abertura de um centro de desenvolvimento e suporte técnico remoto em Barueri (SP). Os detalhes financeiros do projeto não foram revelados.

Em operação desde a terceira semana de setembro e instalada em uma área de 600 metros quadrados, a nova unidade abriga serviços de desenvolvimento e testes de software, simulações de sistemas rodando em ambientes como chão de fábrica, gerenciamento de aplicativos, e suporte técnico aos clientes.

Com uma equipe de 170 pessoas, a estrutura está interligada aos outros quatro centros globais da companhia no México, na Argentina, na Espanha e na Hungria.

O custo de oferecer serviços de TI a partir do país adiou por um tempo o investimento na montagem de um centro local, diz Frederico Vilar, presidente da Neoris no Brasil. Por outro lado, o crescimento da demanda pela compra desses serviços no mercado interno – seja por empresas nacionais ou pelas companhias estrangeiras atuando no país – passou a justificar essa estratégia, explica o executivo.

"Cerca de 90% dos serviços oferecidos a partir do centro em Barueri serão destinados ao mercado local e o restante para serviços internacionais", afirma Vilar. Segundo a IDC, os gastos com serviços de TI no Brasil somaram R$ 21 bilhões em 2010, com alta de 9,14% ante 2009. Para este ano, a empresa de pesquisas estima um crescimento de dois dígitos no país.

A Neoris registrou um crescimento de 100% nos últimos dois anos e tem como expectativa fechar 2011 com o mesmo patamar de expansão. Atualmente, o Brasil representa em torno de 15% da receita global de US$ 300 milhões da companhia. "A projeção é que o país responda por um terço do faturamento mundial até 2013", observa Vilar.

A Neoris está inaugurando um novo centro no Rio de Janeiro, em uma área de 400 metros quadrados. Além dessa ação, começou a construir outros dois centros de menor porte que funcionarão como uma extensão das outras duas unidades em operação. O primeiro deles, localizado em Ribeirão Preto (SP), tem inauguração prevista para novembro. O centro de Belo Horizonte (MG), por sua vez, deve entrar em operação em janeiro de 2012.

Vilar destaca que em um país com dimensões continentais como o Brasil, a regionalização é fundamental. "Tínhamos que de alguma forma estar mais perto de nossos clientes", afirma o executivo.

A ampliação da presença em outras localidades do Brasil também vai ao encontro dos principais segmentos econômicos em foco na estratégia da Neoris. Vilar explica que a região de Ribeirão Preto (SP), por exemplo, apresenta uma grande demanda do setor de agronegócios. Outros mercados priorizados pela empresa são petróleo e gás, telecomunicações, energia e finanças.

Em meio aos planos previstos, um dos termômetros da relevância do Brasil nas estratégias globais da Neoris é o número de profissionais no país. A companhia saltou de 70 pessoas em 2008 para os atuais 600 funcionários. "Até o fim do ano, a previsão é contratar mais 400 colaboradores", diz Vilar.

(Moacir Drska l Valor)

+ posts

Share this post