Rio de Janeiro: está na hora de vender o apartamento e investir em outro?

Não dá para trocar de apartamento como se troca de roupa. Ainda mais quando se trata de Rio de Janeiro, a vitrine mais cara do mercado imobiliário. No entanto, desde dezembro do ano passado que o preço do imóvel não sobe mais com a mesma intensidade. De acordo com o índice FipeZap, que calcula o valor do metro quadrado anunciado, nos últimos 12 meses, a variação na capital fluminense saiu dos 3% e se manteve estável, a 1%. Será que está na hora de vender o apê e começar a investir em outro? De acordo com especialistas, definitivamente, não.

A demanda especulativa percebida no mercado anteriormente já não existe mais, o que freia a valorização. Além disso, o primeiro trimestre do ano já revelou queda no número de unidades financiadas — em relação ao mesmo período do ano passado — e da velocidade de vendas — na comparação com os anos anteriores. Mas, ainda assim, o vice-presidente do Sindicato de Habitação do Rio (Secovi-Rio) Leonardo Schineider, avisa que o comportamento dos preços não está claro.

— Não aconselho o proprietário mexer em imóveis como um ativo agora. Apesar da acomodação dos índices, com o fim dos Jogos em Londres, o foco passará a ser o Rio. Haverá investimentos maiores na capital, o que pode interferir nos preços — explica Schneider, ponderando que o mercado não sofrerá mais a valorização média de 150% ocorrida nos últimos três anos.

Ainda que a crise internacional não venha rendendo mais manchetes sensacionais, este cozimento em fogo lento pode ainda se refletir de forma negativa no mercado imobiliário. A opinião é do economista Roberto Zentgraf.

— Além da crise, tem também o nosso PIB, que não atigiu o crescimento esperado, o que torna este investimento ainda muito arriscado. Até o período das Olimpíadas, nada garante que a desaceleração veio para ficar — completa o economista.

Portanto, quem está com planos de vender o imóvel, esperando uma desaceleração do mercado para comprar outro, deve esperar sentado. E com muita paciência.

(O Globo)

+ posts

Share this post