Rolls-Royce firma contrato de US$ 81 milhões para equipamento de manuseio de âncoras

A Rolls-Royce, empresa de sistemas de energia, recebeu da STX OSV Trading um contrato para o fornecimento de sistemas de manuseio de âncoras tecnologicamente avançados, com valor superior a 50 milhões de libras esterlinas (US$ 81 milhões). O equipamento, cuja entrega será iniciada em 2012, vai ser instalado em três embarcações operadas pela empresa de serviços "offshore" Norskan, para uso em campos de petróleo e gás em águas profundas ao largo do litoral do Brasil.

"O foco da exploração e do desenvolvimento do petróleo e gás está se deslocando em direção a águas mais profundas. A Rolls-Royce está particularmente bem posicionada nesse setor, fornecendo tecnologia de ponta que permite às empresas operarem com segurança em condições difíceis", afirmou
A tecnologia de manuseio de âncoras que está sendo fornecida inclui sistema exclusivo de tensionamento de cabo, que permite a transferência e o armazenamento do cabo que conecta as âncoras a muitos milhares de metros abaixo do nível do mar.

O contrato também inclui guinchos especiais da Rolls-Royce, projetados para a manobra e instalação de âncoras tipo "torpedo". Pesando até 130 toneladas cada, as âncoras "torpedo" penetram no leito marinho, constituindo-se numa fixação segura para linhas de fundeio pesadas, usadas para manter as plataformas de petróleo em posição. Cada um dos guinchos é capaz de manusear âncoras a profundidades de aproximadamente 3.000m.

Arne Tande, vice-presidente sênior da Rolls-Royce para Maquinário "Offshore" de Convés. "Esse contrato demonstra que em situações críticas se pode confiar na nossa tecnologia centrada em segurança, assegurando que as empresas "offshore" possam cumprir suas árduas tarefas".

(Jornal do Commercio)
 

+ posts

Share this post