Siemens pretende inaugurar três fábricas no Brasil em 2011

SÃO PAULO – A Siemens do Brasil quer inaugurar no próximo ano três novas unidades fabris, informou o presidente da companhia no país, Adilson Primo. O projeto que se encontra em fase mais avançada é o de uma fábrica de aerogeradores. A energia eólica é um dos principais focos de investimento da empresa em 2011.

De acordo com o executivo, a fábrica contou com investimentos da ordem de R$ 20 milhões e deve iniciar as operações no segundo semestre. O índice inicial de nacionalização de produtos e sistemas dessa unidade será de até 60%, mas o objetivo é chegar ao patamar de 70%. Este é um dos pré-requisitos necessários para que uma companhia seja elegível ao Finame, programa de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Primo, o local onde a planta será instalada ainda não foi definido, mas o executivo adiantou que é interessante que esteja próxima a um porto. Ele não afastou a possibilidade de que a produção dos aerogeradores seja no Nordeste, região que concentra 95% dos parques eólicos do país.

O segundo projeto previsto para ano que vem é uma unidade de fabricação de motores de baixa tensão. Posteriormente, a unidade produzirá também equipamentos de média tensão, voltados para o segmento de óleo e gás. “Com a descoberta do pré-sal, a produção local será mandatória”, enfatizou Primo. Esta segunda etapa, no entanto, pode ficar para o início de 2012.

Até o fim do ano que vem, o executivo pretende anunciar a inauguração de uma terceira fábrica, para a produção de redutores mecânicos. A unidade ainda se encontra em processo de análise de investimentos. 

A Siemens, maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, possui atualmente 13 fábricas, que produzem equipamentos para as áreas industriais, de energia e de diagnósticos digitais por imagem.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

 

 

+ posts

Share this post