Walmart diz que vai crescer mais que concorrentes no Brasil

O presidente do Walmart no Brasil afirmou que crescerá mais que os seus concorrentes no País e que o reajuste do salário mínimo em 2012 deve elevar a demanda por bens de consumo não-duráveis, como alimentos e vestuário. O salário mínimo deve ser reajustado em torno de 14% no ano que vem, o que tem causado apreensões sobre o comportamento da inflação.

“Em área de vendas, vamos agregar mais novos metros quadrados que os demais varejistas”, disse Marcos Samaha, sem citar nomes. As declarações claramente se dirigem ao Grupo Pão de Açúcar e Carrefour. Segundo o executivo do Walmart, os investimentos feitos pela companhia concentram-se na expansão, enquanto outras varejistas estão destinando uma parte do orçamento à reforma e conversão de lojas já existentes. “Mas é a abertura de novos metros quadrados que gera emprego”, afirmou o executivo.

O Walmart vai abrir 80 lojas neste ano. Deste total, mais da metade já foi inaugurada, de acordo com Samaha, que não revelou quais serão os investimento da multinacional no Brasil em 2012. O Walmart é o terceiro maior varejista do Brasil, onde o grupo é dono das cadeias Bompreço (Nordeste), Nacional e Mercadorama (Sul), Maxxi (atacado) e Todo Dia (supermercados), além do Sam’s Club (clube de compras).

Sobre o Natal, Samaha disse que espera um aumento de dois dígitos nas vendas de produtos sazonais . “Acabei de visitar operações (lojas) na grande São Paulo, e estou otimista”, afirmou o executivo. A varejista aumentou as importações de produtos natalinos neste ano.

Preço baixo todo dia

O Walmart implementou no Brasil a mesma política de preços adotada em outros países. Em uma iniciativa audaciosa, a varejista retirou todas as ofertas relâmpagos de suas prateleiras, proibindo os fornecedores de fazerem promoções que não durem mais do que um período determinado.

Inicialmente, a resposta dos consumidores não foi a das melhores. No primeiro trimestre, as vendas no Brasil caíram 0,6% em lojas comparáveis, ou nas unidades que estavam em operação nos três primeiros meses do ano passado. Mas, no segundo trimestre, os núemros já foram mais positivos: as vendas nas mesmas lojas aumentaram 2,4%.

A multinacional divulga nos próximos dias os resultados para o terceiro trimestre.

O grupo americano passou a adotar uma postura mais transparente no Brasil, onde, até há bem pouco tempo, não revelava quase nenhuma informação sobre os seus negócios. A partir desse ano, o Walmart começou a divulgar alguns dados sobre desempenho nas vendas no País em suas demonstrações financeiras trimestrais.

(Claudia Facchini l iG)

+ posts

Share this post