Encontro Grota e Noruega

Neste mês de janeiro de 2010, três músicos noruegueses estiveram no Espaço Cultural da Grota em Niterói e, durante duas semanas, realizaram com a Orquestra de Cordas da Grota ensaios de orquestra, além de aulas em forma de máster-class para os alunos. Karolin Broosch é violinista da Oslo Camerata e professora de violino na Noruega. Tiril Bengtsson é violoncelista da Oslo Camerata e Åsmund Kleiveness é contrabaixista e trabalha na linha do jazz. Os músicos trouxeram duas peças para trabalhar durante as duas semanas que estiveram aqui "Suíte Capriol" de Peter Warlock e "Suíte St Paul de Gustav Holst", ambos compositores ingleses. Além de novas músicas, trouxeram também novos métodos e técnicas, que foram aproveitados nos estudos individuais. Karolin realizou também dois encontros de pedagogia musical para os monitores da Grota que já atuam como professores.

Para os músicos da Orquestra da Grota é muito importante esse intercâmbio com os músicos da Noruega. Essas duas semanas foram de estudos intensos (9 às 19h). Durante o dia inteiro, o Espaço Cultural da Grota ficou cheio de jovens violinistas, violoncelistas e contrabaixistas estudando sem parar para os ensaios da orquestra e para as aulas individuais. Na sexta-feira, dia 29 de janeiro, na parte da tarde, ocorreu uma maratona de recitais individuais onde os alunos apresentaram as peças que foram estudadas nas aulas de instrumento. Às 18h aconteceu o concerto de encerramento no próprio Espaço Cultural da Grota para os pais dos alunos e convidados.

No dia 31 de janeiro, os músicos se apresentaram na igreja dos países escandinavos na parte da manhã e, na parte da tarde, no Gepae do Morro do Cavalão, em Niterói.

Contatos dos músicos Noruegueses:

"Åsmund Kleivenes" <asmundk@gmail.com>,
"Karolin Broosch" <klarokaro@hotmail.com>,
"tiril bengtsson" <tirildb@yahoo.no>,

(Marcio Selle)
 

+ posts

Share this post