Acionistas da PortX aprovam incorporação pela controladora MMX

A saga da MMX para fechar o capital da PortX, do setor de terminais portuários, acabou hoje. Mas a mineradora do grupo de Eike Batista terá de pagar mais que o estimado inicialmente para tirar a subsidiária da bolsa.

Em assembleia realizada na tarde de hoje, os acionistas da PortX aprovaram a incorporação, mediante uma relação de troca de 0,50 ação da MMX para cada ação da empresa.

O valor, proposto pelas gestoras de recursos Mauá e Nest — únicas presentes na reunião —, é maior do que a relação de troca de 0,195 inicialmente proposta pela controladora.

A aprovação encerra uma novela que se arrastava há mais de um ano. Em maio de 2011, a MMX já tinha feito uma oferta para fechamento de capital da subsidiária do setor de portos e passou a deter 99,09% do capital. Agora, comprará os 0,91% restantes.

 A reunião de hoje foi a terceira tentativa de reunir o quórum mínimo para votação da operação. Nas duas primeira convocações, em maio e junho, o número de presentes não atingiu o mínimo de 50% mais 1 das ações em circulação exigido para votar a proposta.

Hoje, a aprovação só ocorreu porque a MMX pediu à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a redução do quórum mínimo e a autarquia permitiu que a presença de 27% dos acionistas — percentual atingido nas duas primeiras assembleias — estabelecesse poder de voto.

(Natalia Viri | Valor)

+ posts

Share this post