O que esperar do mercado financeiro para empresas em 2022?

O ano de 2021 foi bastante atípico para os negócios. Ainda em um contexto de pandemia, e diante da adoção de medidas para o controle da inflação, muitas empresas precisam adaptar suas estratégias para garantir a competitividade e manter-se em crescimento. 

Entre elas, a avaliação de investimentos e ativos no mercado financeiro. Este é o momento ideal para traçar quais serão os desafios e oportunidades para este novo ano e conferir as tendências do mercado. 

Pensando nisso, estamos trazendo as perspectivas para este ano de 2022 em  alguns tópicos sobre o tema. Confira.

Quais as projeções do mercado financeiro para 2022?

Apesar do aumento significativo da taxa de juros que ocorreu em 2021, o mercado financeiro tem uma estimativa de inflação para 2022 de 5%. 

A perspectiva, entretanto, está acima da meta definida pelo CMN, em 3,5%. Com isso, a previsão é que a Selic se mantenha em alta e salte para 10,75%. Estima-se que até o final de 2022 a taxa básica de juros chegue a 11,25% ao ano. 

Quanto ao PIB, a expectativa das instituições financeiras consultadas pelo BC é que haja crescimento de 0,58%, o que reduz a estimativa de expansão anterior em 0,70%. 

Quais serão os setores e nichos em destaque? 

Para entender os setores e nichos em destaque em 2022, é importante ter em vista não só a movimentação positiva de algumas empresas durante a pandemia, mas também a abertura da economia. 

Com a retomada do consumo, por exemplo, empresas de vestuário e calçados podem se beneficiar. Assim como shopping centers e segmentos de compras e também o setor cultural 

Outros setores que também devem receber destaque são os relacionados à saúde e ao bem-estar. Isso se deve à crescente valorização dos cuidados físicos e mentais durante a pandemia. 

Por último, vale destacar os segmentos voltados à tecnologia. Como se sabe, o fechamento da economia acelerou a digitalização a nível global. Para se ter ideia, cerca de 93% das indústrias adotaram serviços de TI durante a pandemia

Destas, 68% aumentaram o investimento em segurança da informação, enquanto 63% apostaram na automação. Sem dúvidas, o investimento em tecnologia e na transformação digital serão pontos de destaque neste ano de 2022. 

Quais são os investimentos em vista?

A retomada gradual das atividades em todo o mundo tem estruturado um cenário positivo para a Bolsa de Valores em 2022. Por outro lado, é preciso ter em vista os impasses que a inflação e a alta de juros podem impor para uma boa gestão financeira.

De qualquer modo, vale destacar alguns ativos do mercado financeiro que podem trazer retorno ao investidor. De acordo com Flávio Conde, analista da Levante Ideias de Investimento, as Lojas Renner (LREN3), C&A (CEAB3) e a Natura (NTCO3) estão entre os ativos que podem ter bom desempenho com a retomada da economia. 

Ainda, em entrevista ao portal de notícias UOL, o analista destacou papéis de empresas como Iguatemi (IGTA3) e BR Malls (BRML3), além de ativos em setores educacionais, a exemplo do Cogna (COGN3) e do Ser Educacional (SEER3).

O ano de 2022 promete trazer alguns desafios às empresas. Mesmo com projeções reduzidas, entretanto, é possível encontrar oportunidades de crescimento no mercado financeiro. 

Isso porque, com a perda da força da pandemia no país, a liberação das restrições pode aquecer alguns setores e valorizar ativos financeiros. Nesse sentido, é importante que a empresa alinhe suas estratégias para continuar crescendo em meio aos desafios.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir as soluções da Apsis para o seu negócio na tomada de decisões estratégicas. Aproveite  as melhores oportunidades do mercado neste ano de 2022.

+ posts

Share this post

Comments (2)

  • Heraldo Pacca Reply

    Excelente reflexão

    10/02/2022 at 11:09
  • Booker Maleszka Reply

    A fascinating discussion is definitely worth comment. I believe that you ought to publish more about this issue, it may not be a taboo matter but typically people do not talk about such topics. To the next! Cheers!!

    20/02/2022 at 20:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.