O Banco do Brasil e sua unidade BB Seguridade, depois de três anos de negociações, fecharam uma parceria com a Odontoprev para a criação de uma empresa para distribuir e vender planos odontológicos.
A nova companhia, chamada Brasildental, comercializará planos sob a marca BB Dental com exclusividade em todos os canais Banco do Brasil no território nacional e terá capital inicial de 5 milhões de reais, de acordo com fato relevante divulgado nesta terça-feira.
A associação amplia a distribuição da Odontoprev, que já possui uma parceria parecida com o Bradesco – um de seus controladores -, em uma companhia chamada Bradesco Dental.
O BB tem cerca de 60 milhões de clientes e o Brasdesco 65 milhões, dos quais cerca de 2,5 milhões são usuários de planos dentais.
O presidente da BB Seguridade, Marcelo Labuto, informou à Reuters que este era o único segmento de mercado em que a companhia desejava atuar, mas ainda não tinha operações.
Com 19 milhões de beneficiários em todo o país, o potencial do setor odontológico é promissor, na visão do executivo.
“Este mercado cresce 15 por cento ao ano, e acreditamos que ele pode dar um salto”, disse. Em um primeiro momento, a BB Dental buscará crescer no segmento corporativo, que corresponde a 95 por cento do mercado de planos odontológicos.
O ticket médio por pessoa é de 15 reais por mês. Futuramente, a intenção é conquistar também usuários individuais.
A opção pela Odontoprev foi tomada devido ao porte da empresa, que tem metade do mercado, afirmou. Apesar de concorrer com o Bradesco no varejo, o BB é parceiro do banco em outros negócios, como na Cielo, destacou o executivo.
Depois deste negócio, a BB Seguridade não planeja novas aquisições. “O foco agora é consolidar nossas operações”, afirmou Labuto.
Como o plano de negócios para a área odontológica está em estruturação, Labuto não revelou mais detalhes ou metas de vendas para esta área.
O portfólio de produtos da BB Seguridade inclui seguros de vida, residencial, de veículos, rural, de previdência e capitalização e grandes riscos, mas a maior parcela dos negócios corresponde ao seguro de vida.
O presidente-executivo da Odontoprev, Randal Luiz Zanetti, disse que a empresa espera uma diluição de custos com a parceria anunciada nesta terça-feira, mas não forneceu mais detalhes.
“A nossa visão é …que um dos grandes benefícios que essa operação gera, além do resultado, é a diluição do D&A (despesas operacionais) per capita”, afirmou Zanetti em teleconferência.
A BB Seguridade terá participação de até 75 por cento na nova companhia, com 49,99 por cento das ações ordinárias e 100 por cento dos papéis preferenciais. A Odontoprev terá 25 por cento do capital social, com 50,01 por cento das ações ordinárias.
“O BB tem um potencial comparável com o do Bradesco. São os dois maiores canais de distribuição de seguros hoje, em diversos segmentos”, disse Zanetti, se dizendo o otimista com o potencial do novo canal no longo prazo.
O acordo entre Banco do Brasil, BB Seguridade e Odontoprev tem prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Em 2010, as companhias assinaram um acordo de intenção para a criação da nova companhia que, depois de três anos de negociações, foi anunciada nesta terça-feira.
O principal foco da Brasildental serão os clientes individuais e o segmento de pequenas e médias empresas.
“(Estes segmentos) continuam, na nossa visão, com desempenho bastante promissor, apesar o ambiente do humor econômico um pouco mais conservador neste começo de ano”, afirmou o presidente-executivo da Odontoprev, mencionando que a desaceleração se dá de forma mais intensa no setor de grandes empresas.
(Reuters)