BNY fecha carteiras para aplicação em função da reestruturação da Oi

A BNY Mellon Serviços Financeiros Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários fechou para a aplicação 22 carteiras que administra em função da operação de reestruturação societária envolvendo as empresas Tele Norte Leste Participações e Telemar Norte Leste.
 
O objetivo do fechamento das carteiras é evitar que novos aportes de capital venham diluir os ganhos dos atuais cotistas dos fundos com o direito de recesso após a reorganização, o que poderá impactar de forma relevante o patrimônio líquido dessas carteiras.
 
Têm direito de recesso os acionistas da Telemar e da Tele Norte Leste, cujas ações foram incorporadas pela Brasil Telecom, que não aceitarem migrar para as novas ações após a reorganização, e que mantiveram de forma ininterrupta os papéis desde 23 de maio do ano passado, quando foi anunciada a operação. Esses acionistas poderão vender as suas ações ao grupo.
 
A reorganização, aprovada em 28 de fevereiro, resultará na simplificação da estrutura acionária do grupo Oi. Atualmente, o grupo possui quatro companhias abertas, sendo três listadas na BM&FBovespa, que somam sete classes diferentes de ações. A partir da incorporação aprovada pelos controladores, restará apenas a Brasil Telecom, que será rebatizada de Oi, com apenas duas espécies de ações — ordinárias e preferenciais.
 
Entre as gestoras que tiveram as carteiras fechadas para a aplicação estão a BBM Investimentos com três fundos multimercados: o BBM Bahia Master, o fundo de cotas  BBM Bahia I, os fundos de cotas  BBM GAUSS I e II, BBM TARGET e o fundo de cotas BBM EQUITY HEDGE .
 
Já a gestora Fides Asset Management teve três fundos fechados para aplicação: Fides Long Short Plus Fundo de Investimento Multimercado, Fides Total Return Fundo de Investimento em Ações e o Fides Long Short Fundo de Investimento Multimercado.
 
A gestora Brookfield Asset Management teve dois fundos multimercados  fechados: um exclusivo, o hedge Plus, e o Hedge Plus II .
 
A Tempo Capital, um dos acionistas minoritários relevantes, teve duas carteiras fechadas: a Tempo Capital Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento em Ações e a Bogari Value Fundo de Investimento em Ações.
 
Já o fundo multimercado Polo Norte, da Polo Capital, que é uma acionista minoritária relevante, já estava fechado para aplicação.
 
Procuradas para comentar o assunto, a Fides e a Fundamento, que teve um fundo de ações fechado para aplicação,  afirmaram que estão avaliando o impacto da operação para as carteiras. As demais não retornaram a ligação.
 
Os fundos permanecerão fechadas para aplicações a partir de hoje até no máximo 9 de abril, data prevista para o pagamento do reembolso relativo ao direito de recesso.
 
(Silvia Rosa | Valor)

+ posts

Share this post