BR Malls compra Shopping Tijuca por R$ 800 milhões

SÃO PAULO – A temporada de grandes aquisições foi reaberta na BR Malls. Depois de uma negociação de nove meses, a maior empresa de shopping centers do país concluiu a compra do Shopping Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, controlado pela Cima Empreendimentos e Participações, da família Sá Cavalcante. Trata-se da primeira grande aquisição da BR Malls depois da crise econômica mundial, deflagrada em setembro de 2008.

A negociação, no valor total de R$ 800 milhões, compreende o shopping de 287 lojas, com 35,4 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), e três torres comerciais. A compra das torres, no total de R$ 25 milhões, foi feita em sociedade com a CHL, empresa da PDG Realty.

"É a maior aquisição de um único shopping em toda a história da BR Malls", diz o presidente da BR Malls, Carlos Medeiros. Apenas outra operação, nos quatro anos da empresa, envolveu um montante superior, diz o executivo: em 2007, a companhia comprou de uma só tacada quatro shoppings da In Mont, por R$ 830 milhões.

"Muitos diziam que já não havia mais espaço para crescer com aquisições na indústria de shoppings, mas a verdade é que muitos empreendimentos ainda estão nas mãos de famílias e são passíveis de aquisição", diz Medeiros, que encerrou o terceiro trimestre com R$ 756 milhões em caixa. Só este ano, foram R$ 1,3 bilhão em aquisições, contra R$ 200 milhões de 2009 e R$ 370 milhões de 2008. "Estamos retornando ao patamar de 2007, quando investimentos R$ 1,6 bilhão em aquisições", diz o executivo. Segundo Medeiros, as três maiores empresas de shoppings do país – BR Malls, Iguatemi e Multiplan – têm juntas menos de 20% de participação de mercado. "O que demonstra que o setor ainda é muito pulverizado."

A aquisição está dividida em duas fases. No primeiro momento, serão pagos R$ 425 milhões por 49,99% da Cima. Desse valor, R$ 159,4 milhões são à vista e os outros R$ 265,6 milhões serão pagos em 10 parcelas trimestrais, a partir de agosto de 2012. Por se tratar de uma operação que compromete mais de 10% do capital da empresa, a aquisição dos 50,01% restantes precisa ser submetida a uma Assembleia Geral de Acionistas (AGE), que deve ser realizada em 9 de dezembro. O valor envolvido nessa segunda fase é de R$ 375 milhões, sendo R$ 140,6 milhões à vista e R$ 234,4 milhões pagos também em 10 parcelas trimestrais a partir de agosto de 2012.

O Shopping Tijuca tem um fluxo de 16 milhões de pessoas por mês e um tíquete médio de R$ 1,5 mil, mais de 50% superior à média dos shoppings da BR Malls. "É um shopping centrado na classe média e média alta", diz Medeiros, que considera a aquisição estratégica para o momento vivido pelo Rio. "Nos próximos seis anos, será a cidade do país com o maior volume de investimentos, por conta da Copa e da Olimpíada", afirma. Até 2012, serão investidos R$ 20 milhões na revitalização do shopping, inaugurado em 1996.

Com o Shopping Tijuca, a BR Malls soma 570 mil metros quadrados de ABL. Esta semana, a empresa inaugura o seu 40º empreendimento, o Shopping Granja Viana, na capital paulista.

(Daniele Madureira | Valor)

 

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