Brasil ganha primeira corretora de seguro on-line

Segurar.com levantou US$ 10 milhões de investidores como Whitcomb, cofundador do MySpace, e Ashwin Navin, da BitTorrent.

Depois do sucesso que conquistou nos Estados Unidos, a atividade de corretagem de seguros pela internet cruza o continente americano e chega ao Brasil com a Segurar.com, lançada neste mês de julho como a primeira pontocom do mercado.

O projeto foi idealizado pelos empresários Rodrigo Veloso e Oswaldo Romano Jr., que partiram em busca de investidores que pudessem financiá-lo.

Com o Brasil na moda, o mercado de seguros em ascensão e o histórico dos fundadores, conseguiram levantar US$ 10 milhões no prazo de seis meses.

"A Segurar nasceu capitalizada com o objetivo de vender seguros on-line", resume Veloso, de 33 anos, que tem em seu currículo a criação de uma rede de cafeterias na Escandinávia e a O.N.E, empresa de bebidas naturais que foi comprada pela PepsiCo.

Já o sócio Romano Jr., de 51 anos, que agora será o presidente da companhia, vem da área de tecnologia, já teve uma agência digital e desenvolveu o filtro de spam, ferramenta disponibilizada livremente na web.

Na corretora de seguros on-line, os consumidores poderão comparar conteúdo e preço de apólices e também comprá-las através do portal. Nesta primeira fase, em que a empresa opera em caráter experimental, apenas o seguro viagem está sendo oferecido, em parceria com a Assist-Card.

A intenção é de, a partir de 2012, passar a disponibilizar as demais modalidades. Um dos desafios, até lá, é desenvolver uma forma de certificação digital mais simplificada, já que algumas apólices exigem a assinatura dos contratantes. O assunto está em estudo pela Segurar.com.

A empresa teve uma boa aceitação do mercado como um todo. Segundo os empresários, as seguradoras já têm entrado em contato para disponibilizar suas apólices. Já os corretores poderão atuar como parceiros. "Eles podem nos representar em alguns lugares do Brasil. Além disso, já estamos elaborando um projeto para um programa de afiliados", diz Romano Jr.

Entre os consumidores, a aceitação tem sido positiva também, segundo os executivos. Os internautas enviam mensagens por e-mail à equipe do portal com dados pessoais para receber sugestões de seguros.

A proposta da companhia é agilizar a compra de seguros e, de acordo com os idealizadores, pode-se economizar com a compra na web, mexendo assim com a questão da margem no mercado de seguros como um todo. Veloso diz que a economia pode girar em torno de 15% para o segurado.

Por enquanto, a empresa atua apenas no Brasil, mas a intenção é expandir para toda a América Latina, sendo que a companhia já registrou o domínio no México. No radar, estão países como a Argentina e o Chile. A opção por começar por aqui foi o crescimento do mercado de seguros, que hoje já representa 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Time de peso

Por trás do negócio da Segurar.com, estão investidores de peso. Há seis meses, Veloso realizou uma apresentação nos Estados Unidos e deixou os empresários empolgados.

"Aceitamos somente aqueles investidores que trouxeram algum conhecimento. A maioria deles é dos Estados Unidos", conta.

Entre eles, estão Aber Whitcomb, que é cofundador da rede social de entretenimento MySpace, Ashwin Navin, cofundador do programa de compartilhamento de arquivos BitTorrent, e Tommy Mottola, que esteve à frente da Sony Music Entertainment por mais de 15 anos. Além disso, estão no negócio Paul Bragiel, da aceleradora I/O Ventures, e executivos da Catterton Partners, empresa de fundos de private equity.

(Flávia Furlan l Brasil Econômico)

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