Três bancos entre os 25 com as marcas mais valiosas do mundo são brasileiros, segundo ranking da consultoria Brand Finance. O Bradesco aparece na 16ª posição no ranking global, com valor de marca de US$ 13,61 bilhões. Na sequência, vêm o Itaú, em 18º, com marca avaliada em US$ 12,442 bilhões, e o Banco do Brasil, em 22º, com valor de US$ 9,883 bilhões.
Dos três, no entanto, apenas o Banco do Brasil subiu no ranking na comparação com 2012: no ano passado, a instituição aparecia em 26º lugar. Já o Bradesco perdeu sete posições – era o 9º em 2012 –, enquanto o Itaú era o 13º.
O líder do ranking da consultoria em 2013 é o norte-americano Wells Fargo, que tem a marca avaliada em US$ 26,044 bilhões, seguido pelo Chase, também dos Estados Unidos, com US$ 23,408 bilhões, e pelo britânico HSBC, com US$ 22,865 bilhões.
Considerando as 500 marcas de bancos mais valiosas do mundo, os oito brasileiros da lista somam um valor de marca de US$ 37,957 bilhões, o que coloca o país em sexta posição no ranking dos países com os bancos mais valiosos. No topo da lista, aparecem os EUA, com 93 bancos e um total de US$ 120,574 bilhões em valor de marca.
Os outros brasileiros na lista das 500 marcas de bancos mais valiosas do mundo são: BTG Pactual (208ª posição, US$ 571 milhões), Redecard (230ª, US$ 499 milhões), Banrisul (243ª, US$ 442 milhões), Banco do Nordeste (304ª, US$ 308 milhões) e Banco Panamericano (413ª, US$ 202 milhões).
(G1)