A Bunge Brasil inaugurou nesta sexta-feira (8/3) sua primeira fábrica para a produção de biodiesel no Brasil, em Nova Mutum, em Mato Grosso.
Com investimentos de R$ 60 milhões, a nova unidade produzirá aproximadamente 150 mil m³ de biodiesel por ano e atenderá a demanda pelo combustível, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil.
“Mundialmente, a empresa já atua na produção de biodiesel na Argentina e nos Estados Unidos, bem como na Europa, por meio de parcerias, e agora ingressamos no mercado nacional”, explica Pedro Parente, presidente e CEO da Bunge Brasil.
Segundo o executivo, essa decisão está atrelada aos avanços na regulamentação do setor no Brasil, que ocorreram nos últimos três anos, com normas mais claras que permitem a expansão do mercado.
“Com essa ação, damos um importante passo estratégico, porque passamos a atuar em um setor complementar aos nossos negócios, ampliando nossa participação na Cadeia da Soja, na qual atuamos na exportação do grão, farelo e óleo, no esmagamento de soja, bem como no refino de óleo e na produção de margarina, maionese e gorduras vegetais”, afirma.
De acordo com a empresa, o novo empreendimento conta com a parceria da Agricultura Familiar, uma vez que parte da soja utilizada na produção do biodiesel virá desses produtores.
Atualmente, a empresa adquire aproximadamente 150 mil toneladas de oleaginosas de cerca de 10 mil agricultores familiares, por meio de 15 cooperativas agrícolas, localizadas na região sul e centro-oeste do país.
A unidade de Nova Mutum já possui uma área de 70 hectares destinada à reserva ambiental, a exemplo de outras áreas similares que a empresa mantém em Santa Catarina e São Paulo.
(Brasil Econômico)