Café, massas e bebidas estão na mira da Cosan Alimentos

Butterfield, da Cosan Alimentos: "Estamos com muitas candidatas em vista"Tudo começou com açúcar. Mas a Cosan Alimentos, que a partir de 1° de abril deixa de ser uma divisão da Cosan para se tornar uma empresa independente, deve ir para os salgados também. E para as bebidas. E para o café. "Vamos atuar em vários segmentos", resume Colin Butterfield, presidente da nova empresa. Para isso, além de investir no negócio de açúcar, a nova companhia está de olho em aquisições no setor de alimentos.

"Estamos com muitas candidatas em vista", afirma o executivo, se referindo a empresas que estão sendo sondadas pela divisão. Essas candidatas, segundo ele, podem estar no segmento de cafés, massas, biscoitos e até sucos de frutas. "Nas categorias onde não é possível entrar organicamente, vamos fazer aquisições. Café, massas e bebidas são algumas delas", afirma.

A divisão Cosan Alimentos, que no ano passado processou 600 mil toneladas de açúcar, terá nova razão social e, a princípio, vai se chamar Docelar Alimentos e Bebidas. A mudança de razão social e a transformação da divisão em empresa acontece a partir de 1° de abril, quando a Cosan, maior produtora mundial de açúcar e álcool, e a anglo-holandesa Shell oficializam sua fusão. A Docelar continuará pertencendo ao grupo, que com a fusão irá de chamar Raízen.

"Isso não quer dizer que logo no dia 2 de abril anunciaremos aquisições. Mas essa é nossa meta ao longo do ano", afirma Butterfield.
O nome Docelar, porém, ainda poderá mudar. "Iremos vender produtos salgados no futuro. Talvez tenhamos que arrumar outro nome", conta o executivo. "O que é certo é que queremos ser uma empresa de grandes marcas, como é a marca União. Nosso objetivo é a liderança ou a vice-liderança, no máximo o terceiro lugar, em todos os mercados em que atuarmos", afirma o executivo. Foi por isso que no início do ano a Cosan Alimentos vendeu sua linha de matinais Da Barra para a Savon, fabricante do achocolatado Palate, por R$ 25 milhões. "Era uma linha muito boa, mão não estava disputando os primeiros lugares no mercado", afirma Butterfield.

A mesma soma, de R$ 25 milhões, é o investimento da Cosan Alimentos para promoção das marcas de açúcares da companhia este ano. O primeiro produto a receber essa injeção de capital publicitário será o Açúcar União Light, cuja campanha de R$ 6 milhões começa na semana que vem. "Além de peças em várias mídias, vamos ter uma ação pelo Facebook, pela qual o consumidor poderá provar um doce feito com o União Light em 15 endereços de docerias no Rio e em São Paulo", explica Lucia Azevedo Bittar, gerente de marketing da Cosan Alimentos.

A ideia é mostrar que o produto – uma combinação de açúcar e sucralose – adoça sem ter gosto de adoçante, com metade das calorias de um açúcar comum. A ideia é fazer o volume do União Light, que hoje corresponde a 5% do total produzido pela empresa, chegar a 10% até o fim do ano. "Isso equivale a multiplicar por dez o volume do produto hoje", afirma Lucia, executiva trazida da Danone para a nova empresa.
Nesse mesma linha de açúcares, a Cosan pretende aumentar a presença da marca União, com o lançamento de novos produtos, até o fim do ano, como caldas, coberturas e recheios para bolos, mistura para o preparo de bolos e outros prepaparados para sobremesa. "A rentabilidade desses produtos mais elaborados – incluindo aí até o União Light – é de três a quatro vezes maior a do açúcar refinado comum", explica Lucia.

(Daniel Wainstein | Valor)

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