Chinesa Shaanxi terá fábrica em Pernambuco

O governo de Pernambuco anunciou ontem o fechamento de um acordo com a estatal chinesa Shaanxi Automobile Group (SAG) para a instalação de uma fábrica de caminhões pesados no município de Caruaru, localizado no agreste do Estado, a 150 quilômetros do Recife. O empreendimento receberá investimentos de R$ 1 bilhão e deve ficar pronto no segundo semestre de 2013.
 
Em nota, o governador Eduardo Campos (PSB), que está na China, informou que a unidade irá produzir inicialmente 10 mil veículos por ano da marca Shacman, desenvolvida em parceria com a MAN. Serão fabricados cinco modelos com 20 configurações. Também está prevista a produção de chassis e carrocerias para ônibus.
 
O anúncio de uma nova montadora em Pernambuco chega pouco tempo após a tentativa frustrada de atrair para o Estado uma fábrica da Volkswagen, que confirmou para Taubaté (SP) os seus investimentos em expansão da capacidade. Uma fonte no governo pernambucano disse que a falta de uma política regional de incentivo à indústria automobilística inviabiliza os investimentos no Nordeste das montadoras associadas à Anfavea. "O jeito é ir atrás das asiáticas", afirmou.
 
A fábrica da Shacman será erguida em terreno de 220 hectares na rodovia BR-104. As obras devem começar ainda este ano e a expectativa é de que possa ser inaugurada em um prazo de dez meses. Antes de anunciar o investimento, a empresa chinesa já havia instalado uma operação de distribuição de caminhões no Porto do Recife.
 
"O importante é que eles pretendem alcançar mais de 65% de nacionalização e, para isto, devem fabricar os motores, a transmissão e os eixos para caminhão e ônibus em Pernambuco", disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio.

(Murillo Camarotto | Valor)

+ posts

Share this post