Daimler e Rolls-Royce se unem para adquirir a Tognum

SÃO PAULO – A montadora Daimler AG e a fabricante de motores para aviões Rolls-Royce Group plc. anunciaram hoje uma joint venture para adquirir a fornecedora alemã de peças para motores Tognum AG, por 3,2 bilhões de euros (US$ 4,4 bilhões).

A aquisição contempla uma oferta pública pela totalidade das ações da Tognum, a 24 euros por ação – prêmio de 30% sobre o preço de fechamento das ações da empresa no dia 4 de março, na Bolsa de Valores de Frankfurt.

A empresa resultante da joint venture – com participação igualitária de 50% da Daimler e 50% da Rolls-Royce – será formada pela Tognum – fornecedora de componentes, motores e sistemas de propulsão para os segmentos de Defesa, Energia e Marinha – e pela Bergen, empresa de motores a diesel de média velocidade da Rolls-Royce.

“Os mercados nos quais a joint venture irá operar são atraentes e de rápido crescimento, especialmente nas economias em desenvolvimento”, comentou a Daimler em comunicado. De acordo com a montadora, a nova empresa atuará em um setor avaliado em mais de 30 bilhões de euros por ano, com a missão de “liderar o mercado de motores industriais”.

A Daimler já detém uma participação de 28,4% da Tognum, que será adquirida pela joint venture. De acordo com a fabricante de carros e caminhões, a oferta está sujeita à aprovação das autoridades reguladoras e à aceitação de um limiar mínimo de 50% mais uma ação do capital social da Tognum – incluindo sua participação de 28,4% na empresa.

(Daniela Braun | Valor)

+ posts

Share this post