Del Valle chega à galeria de marcas bilionárias da múlti

A Coca-Cola Company, maior fabricante de refrigerantes do mundo, conseguiu criar suas duas primeiras "marcas bilionárias" com vendas exclusivamente em mercados emergentes, anunciou a companhia ontem.

A Del Valle e a "Minute Maid Pulpy" (de suco de frutas) chegaram no trimestre passado ao patamar onde já estavam outras 13 marcas da companhia que vendem pelo menos US$ 1 bilhão ao ano, dentre elas Coca-Cola e Coca-Cola Zero. É a primeira vez que uma marca desenvolvida e criada em mercados emergentes alcança esse nível, de acordo com Andres Kiger, diretor sênior de marketing integrado e comunicações para a Coca-Cola na China. Del Valle – a marca de néctares de fruta da empresa no Brasil – é, segundo a empresa, a primeira marca bilionária da Coca-Cola Company com raízes na América Latina, conforme relata o relatório do primeiro trimestre de 2011 da empresa.

No Brasil, durante os três primeiros meses do ano, as vendas das bebidas não carbonatadas (o que inclui sucos) subiram 17% em volume em relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo intervalo, as vendas totais da companhia cresceram bem menos: 2% na comparação com o primeiro trimestre de 2010. Naquele ano, o volume de vendas total da empresa teve alta acumulada de 11% ante 2009.

A mexicana Jugos Del Valle foi adquirida em 2007 em uma joint venture pela Coca-Cola Company e a também mexicana Coca-Cola Femsa. Segundo a companhia, desde a aquisição, as vendas no varejo da marca Del Valle mais que dobraram, indo de menos de US$ 500 milhões para US$ 1 bilhão. Nos últimos quatro o alcance da distribuição da marca passou de 3 para 15 países.

Do conjunto de marcas de sucos e néctares da Coca, Del Valle e "Minute Maid Pulpy" se juntam a outras duas, "Minute Maid" e "Simply", que já haviam atingido US$ 1 bilhão em vendas.

Desenvolvida na China, a "Minute Maid Pulpy" foi lançada em 2005 e é vendida atualmente em 18 mercados, incluindo Argélia, Malásia e Vietnã.

A estratégia da Coca de desenvolver marcas em países emergentes tem sido louvada por analistas de mercado. "A China será cada vez mais usada como mercado teste para novos lançamentos, tanto da indústria de bebidas como da de alimentos, por conta de sua enorme e diversa população. Se um produto dá certo lá, suas chances de ter sucesso no resto do mundo são muito grandes", diz Marie Jiang, analista da Pacific Epoch.

O mercado de sucos prontos para beber na China cresceu 16,2% no ano passado em volume, de acordo com a Euromonitor International.

No Brasil, as vendas de sucos e néctares cresceram 10,6%, passando de 463 milhões de litros para 513 milhões no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir). (Com Reuters)

(Lílian Cunha | Valor)

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