Delta vai ter entre 2,9% e 3% de participação na Gol, diz Constantino

Com o acordo para investimento de US$ 100 milhões no capital da Gol, anunciado nesta quarta-feira (7), a companhia aérea norte-americana Delta Air Lines passará a ter entre 2,9% e 3% de participação acionária na empresa brasileira, informou o presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino Oliveira Junior.

"O percentual que a Delta alcança com esse investimento, a R$ 22 a ação, chega a em torno de 2,9%, 3% do capital total da companhia”, disse Constantino.

O investimento da Delta, uma das maiores companhias aéreas do mundo, ampliará o acesso da empresa norte-americana ao maior mercado de aviação da América Latina e dará à Gol mais capital e uma importante sócia com malha internacional.

O aumento de capital será de aproximadamente R$ 280 milhões, incluindo direito de subscrição dos demais acionistas da empresa aérea. A Delta fará o investimento em troca de ADSs lastreados em ações preferenciais da Gol que serão emitidas a um preço médio de R$ 22.

De acordo com fato relevante divulgado pela Gol, o conselho de administração da aérea irá se reunir no dia 21 dezembro para deliberar sobre o negócio.

Quarto maior mercado

Para a Delta, a compra da fatia na Gol é a oportunidade de entrar num mercado aquecido e considerado estratégico para a aérea.

"O Brasil é um dos mais importantes economias do mundo, tem muitos recursos naturais, força de trabalho forte, economia vibrante. Em 2014,2015, será o quarto maior mercado de aviação do mundo", estimou o CEO da Delta Airlines, Richard Anderson.

"Eu não acho que há outro caso de sucesso  maior na história da aviação como o da Gol", afirmou Anderson.

Como será a operação

A companhia norte-americana vai investir em troca de ADSs lastreados em ações preferenciais da Gol, que serão emitidas a um preço médio de R$ 22.

Na terça-feira, os papéis da Gol encerraram cotados a R$ 14,96. Com isso, o ágio a ser pago pela Delta é de 47%.

A intenção das empresas é a de que, a partir do terceiro trimestre de 2012, passageiros da Gol tenham mais integração e facilidades para acumular e resgatar milhas para compras bilhetes da delta e vice-versa.

Gol e Delta Air Lines já têm reciprocidade em seus programas de milhas Smiles e SkyMiles desde 2010; o objetivo, segundo Constantino, é ampliar essa integração e tornar as regras mais "harmonizadas" até o fim do ano que vem.

Além disso, o negócio prevê a expansão do compartilhamento de voos (code-share) entre as duas companhias, o que permitirá, por exemplo, que passageiros comprem trechos internacionais da Delta pelo site da Gol, e trechos de viagens no Brasil pelo site da Air Lines.

“A integração dos programas de milhagem e code-share deve ser alcançada ao final de 2012, daqui a entre 6 e 12 meses, ao final do terceiro trimestre”, afirmou o presidente, durante entrevista coletiva concedida na capital paulista para detalhar o negócio.

Termos do acordo

Com o investimento, a Delta passará a ter Ed Bastian, presidente da Delta, como representante no Conselho de Administração da Gol, "desde que, entre outras condições, ele mantenha uma posição de pelo menos 50% das ADSs adquiridas no investimento da Gol", afirmou a companhia brasileira.

Com a aliança, Delta e Gol vão ampliar acordos de compartilhamento de voos, "permitindo à Delta colocar seu código em mais voos Gol no Brasil, Caribe e América do Sul, e à Gol colocar seu código em serviços Delta entre Brasil e Estados Unidos, e a partir dos Estados Unidos para outros destinos".

Segundo a Gol, a parceria não implicará na adesão da empresa a uma aliança global de companhias aéreas. Tampouco afetará outros acordos da companhia, como a compra da Webjet, que aguarda aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ou o compartilhamento de voos que a Gol tem atualmente com a American Airlines, que anunciou concordata na semana passada.

"O acordo com a American Airlines fica preservado até o final, que é no terceiro trimestre de 2012. Depois disso mantemos com a Delta, que é a empresa com quem vamos focar nossos acordos futuros", disse Constantino.

Fusões no setor

O acordo acontece em meio à fusão da rival TAM com a chilena LAN, que deverá criar a maior companhia aérea da América Latina. Em agosto, a maior companhia aérea brasileira do país. Na época, foi divulgado que as companhias aéreas do grupo ofereceriam operações de passageiro e carga para mais de 115 destinos em 23 países, provendo transporte de carga em toda a América Latina e em boa parte do mundo.

Para o executivo, acordos como o anunciado nesta quarta-feira são uma forma "mais interessante" de a Gol crescer internacionalmente.

“A ideia é continuar crescendo a partir de parcerias”, disse Constantino durante a entrevista desta quarta.

“É assim que temos aumentado o volume de vendas internacionais. O movimento de hoje está absolutamente em linha com a nossa estratégia de ampliar a nossa participação internacional sem diversificar a frota e sem divergir do nosso modelo de negócio”, completou.

Delta no Brasil

A Delta tem dois escritórios no Brasil, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Os serviços foram iniciados em território brasileiro no ano de 1997. Atualmente, a Delta tem 32 voos entre EUA e Brasil que ligam Atlanta, Detroit e Nova York a São Paulo, Atlanta ao Rio de Janeiro e Atlanta a Brasília.

A Delta também detém investimento de US$ 65 milhões na Aeroméxico.

A Delta é a segunda maior empresa aérea de capital aberto, em valor de mercado, da América Latina e Estados Unidos, com US$ 7,17 bilhões,segundo levantamento da Economatica. A aérea aparece atrás apenas da LAN Chile, avaliada em US$ 8,10 bilhões. As brasileiras Tam e Gol estão na quinta e sexta colocações, respectivamente.

(Ligia Guimarães l G1)

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