EBX e Vale negam interesse na compra de ativos do ThyssenKrupp

As assessorias de imprensa do Grupo EBX, do megaempresário Eike Batista, e da Vale (VALE3;VALE5) negaram ao Portal InfoMoney o interesse na compra de ativos do ThyssenKrupp. De acordo com publicação alemã WirtschaftWoche, as empresas estariam interessadas no conglomerado alemão; além delas, a siderúrgica sul-coreana Posco também teria manifestado interesse pela companhia.

A assessoria de imprensa da Vale alegou ainda que nunca foi contatada pela revista alemã, e reitera que mantém na mineração o foco principal foco do negócio. "Os investimentos em siderurgia têm o objetivo de incentivar o crescimento do setor, viabilizando o mercado de minério de ferro no Brasil, porém, com participação minoritária nos empreendimentos", afirmou a mineradora em comunicado.

Em relação à CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), a Vale afirmou que apoiará a solução para preservar o plano estratégico da empresa, respeitados os direitos e as obrigações previstos no acordo de acionistas assinado entre a mineradora e a ThyssenKrupp. A CSA é uma parceria entre o grupo alemão, que tem cerca de 73,19% das ações da companhia, e a Vale, que possui os 26,81% restantes.

Ativos a venda
Em maio, a ThyssenKrupp anunciou que estava considerando vender suas novas usinas de energia no Brasil e nos EUA, assim como a entrada de novos parceiros para tornar o desempenho da companhia mais sustentável. As operações da ThyssenKrupp no Brasil e nos EUA acumularam prejuízos de cerca de € 500 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano fiscal da empresa. Em 2011, os prejuízos foram cerca de € 1 bilhão.

(Lara Rizério | Info Money)

+ posts

Share this post