Empresas coreanas devem apostar mais no Brasil

Após expansão de 213% no volume de investimentos coreanos no primeiro semestre de 2011 – de US$ 194 milhões para US$ 608 milhões -, Brasil deve continuar recebendo empresas do país asiático.

A entrada de empresas coreanas no mercado nacional já é mais que notada. Kia, Hyundai, Samsung e LG são marcas que já se fazem presentes no dia a dia do brasileiro. No entanto, essa aproximação não se encerra por aí.

A expectativa é de Yun Ki Lee, vice-presidente da Okta, entidade sem fins lucrativos que atua diretamente no fomento do comércio e dos investimentos de empresas de origem coreana no país.

"Se formos olhar as cifras, o aumento é muito grande", explica Lee. "Em termos estruturais, o que se tem visto é que muito mais empresas têm vindo ao Brasil, não somente as grandes."

Exemplo disso é a instalação da linha de montagem da Hyundai Motors em Piracicaba. Junto com a montadora, sua cadeia de fornecedoras também vem para o país, para alimentar a empresa maior.

"Essa é uma segunda camada, as empresa que gravitam em torno das grandes multinacionais", lembra Lee. Ainda que estas tomem o mercado de fornecedores nacionais, o vice-presidente da Okta lembra que geram empregos e trazem investimentos ao país. "Sem contar a transferência dessas tecnologias para o Brasil", defende.

Lee espera que a entrada de empresas coreanas cresça ainda mais a partir do início das operações da Hyundai. Mais que isso, os produtos da linha branca da Samsung deverão ser fabricados aqui, na unidade da empresa em Manaus, que deverá custar US$ 300 milhões. No mesmo sentido, a LG está investindo US$ 115 milhões na construção de sua fábrica de geladeiras e fogões no Brasil.

(Bárbara Ladeia l Brasil Econômico)

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