Endesa investe R$ 31 milhões em sistema de energia em Búzios

A Endesa Brasil pretende investir R$ 31 milhões para implementar a primeira fase do programa Cidade Inteligente em Búzios, balneário no norte do Estado do Rio de Janeiro. O projeto promete novidades como iluminação pública com lâmpadas de LED, tarifas residenciais diferenciadas de acordo com os horários, implementação de carros elétricos e pode levar a uma economia entre 30% e 40% na conta de luz residencial.

A estimativa foi feita pelo presidente da Endesa Brasil, Marcelo Llévenes, que prevê o início da instalação dos novos medidores – que permitirão a cobrança diferenciada por horário – no ano que vem, o que poderá levar a até seis tarifas diferentes ao longo do dia.

“Esperamos terminar em dois anos a instalação da rede inteligente”, disse Llévenes, acrescentando que o início da instalação depende da homologação dos medidores e aprovação da cobrança diferenciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Búzios, que fica na área de atuação da Ampla, controlada pela Endesa, será a primeira cidade na América Latina a ter um sistema inteligente de distribuição de energia implementado pela companhia espanhola. A Endesa já gerencia um projeto semelhante existente em Málaga e Llévenes afirma que já há tecnologia disponível para a implementação do “smart grid”, que permite que usuários tenham pequenas geradoras – como painéis solares – e vendam energia para as distribuidoras em determinada parte do dia.

“No futuro, com a rede inteligente, poderá captar energia solar durante o dia”, exemplificou Llévenes. “Mas os medidores hoje [no Brasil] não permitem medir nas duas direções”, acrescentou, lembrando que, mais uma vez a existência do sistema vai depender de aprovações da Aneel.

(Rafael Rosas | Valor)

+ posts

Share this post