Equity International vê oportunidades para investir no Brasil

O bilionário norte-americano Sam Zell, da Equity International (EI), afirmou nesta terça-feira que continuará a investir no Brasil, com foco principalmente em regiões menos exploradas.

“Temos muito interesse no Brasil, que é muito atrativo”, disse ele em evento da Associação Brasileira de Shopping Centers, Abrasce. “Nos demos bem aqui, continuamos nos dando bem e continuaremos investindo.”

Zell ressaltou, contudo, que “as melhores oportunidades de negócios” (no país) estão fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro. “O Brasil é hoje dominado por São Paulo e Rio de Janeiro, onde o custo de terrenos é muito alto… Estamos muito interessados em áreas fora dessas regiões”, disse.

A Equity International concluiu recentemente a venda da participação que detinha em duas empresas ligadas ao setor imobiliário brasileiro, a BR Malls e a Brazilian Finance & Real Estate.

No início deste ano, Zell fez uma proposta para adquirir ativos da Gafisa, em conjunto com a gestora GP Investimentos, mas a oferta foi recusada pela construtora e incorporadora. Nesta terça-feira, ele não comentou se a companhia poderia insistir com uma nova oferta pela Gafisa.

O atual portfólio da EI no Brasil inclui empresas como AGV Logística, GuardeAqui e Grupo Thá, todas do setor imobiliário.

Zell citou entre os atrativos do Brasil “a jovem e crescente população de 190 milhões de habitantes”, além da disponibilidade de matérias-primas agrícolas e petróleo, mas ponderou que o cenário de crise mundial deve levar a uma “redução significativa” do capital disponível para o Brasil. “Os próximos dois anos serão desafiadores”, acrescentou.

Além do Brasil, Zell disse que a Equity International tem Colômbia e México como outros dois focos na América Latina. “São as três áreas que merecem atenção e que estamos interessados.”

(Vivian Pereira e Brad Haynes | Reuters)

+ posts

Share this post