Escritórios mais baratos no Rio

Boa notícia para as empresas quem querem alugar escritório no Rio. Pela primeira vez desde 2009, o preço médio de locação em prédios corporativos de alto padrão caiu. Depois de o metro quadrado crescer 35% de junho de 2011 a março de 2012, chegando a 174 reais, a média do segundo trimestre desse ano já mostra recuo para 166 reais. “A impressão é de que os preços vão se acomodar nesse patamar”, afirma Márcio Vitorino, coordenador do segmento corporativo para o Rio na consultoria imobiliária Colliers International, que faz o estudo trimestral de preços.

Até o fim do ano, prédios com mais 200.000 metros quadrados de escritórios se somarão ao atual estoque de 100.000 metros quadrados pela cidade — o estoque atual também é um dos maiores dos últimos anos. “Hoje, o locatário tem mais poder de barganha no Rio porque ele visita várias opções. Há um ano, havia poucos espaços disponíveis, sobretudo no Centro, o que elevou muito os preços”, diz Vitorino, lembrando que o estoque era 40% do atual.

A médio e longo prazo a oferta nas proximidades do Centro irá aumentar em razão da revitalização da região portuária. A área tem atraído grandes nomes do setor imobiliário corporativo, como a Tishman Speyer, que fez o Rockfeller Center, de Nova York. Essas empresas trazem projetos de padrão A ou A+, como são chamados os edifícios top de linha que são escassos no Rio. Apesar do arrefecimento dos preços, o Rio continua sendo uma das dez cidades mais caras do mundo para alugar escritórios em prédios de alto padrão, com preços acima de São Paulo, Xangai e até Manhattan, em Nova York.

(Daniel Barros | Exame)

+ posts

Share this post