Facebook reforça área comercial no país

O Facebook, maior rede social do mundo, oficializou a abertura de seu escritório em São Paulo, que vai centralizar as operações da companhia na América Latina. O objetivo é estreitar as relações com anunciantes e incrementar a receita gerada com publicidade, afirmou Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook na América Latina.

A companhia redobrou esforços neste ano para reforçar sua área comercial no país. Um dos primeiros passos foi a contratação, em fevereiro, de Hohagen, que antes era diretor-geral do Google para América Latina. O executivo já contratou 16 pessoas para integrar seu time comercial e planeja preencher outras sete vagas nas próximas semanas.

Essa equipe já tem visitado agências de publicidade e grandes companhias para captar anunciantes e dar suporte a grandes clientes. Com a estrutura local, a empresa pretende elevar a receita no Brasil e romper a dependência em relação à .Fox Network, atual representante do Facebook para venda publicitária na América Latina. "A Fox segue como parceira até que a estrutura do escritório esteja completa", afirmou Hohagen. Ele estima que até o fim do ano a equipe do Facebook atuará por conta própria. A.Fox Network permanecerá representante nos outros países da América Latina.

O Facebook não divulga sua receita no Brasil. Hohagen disse que o faturamento no país tem acompanhado a expansão de usuários. Nos últimos 12 meses, o total de cadastrados brasileiros aumentou de 6 milhões para 25 milhões.

A principal fonte de receita do Facebook no país é a venda de espaço publicitário na rede social. Além dos anúncios que são inseridos nos perfis dos usuários e histórias patrocinadas (pequenas notas que fazem sugestões de páginas que interessaram a outros usuários, por exemplo), o Facebook mantém plataformas de comércio eletrônico. No Brasil, a primeira lançada foi o Meu Shopping, desenvolvida pela empresa E-Like.

O Meu Shopping foi lançado em julho e conta atualmente com 12 lojas: Enoteca Fasano, Pepper, Maria Bonita Extra, Hope, Cantão, Castelinho, Redley, Richard”s, Sack”s, Reserva, Glamour e Salinas.

Outra fonte de receita do Facebook é a venda de créditos para comprar bens virtuais em jogos sociais – mas essa área de negócios é pequena, afirmou Hohagen.

(Cibelle Bouças | Valor)

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