Fiat investe R$ 3 bi em fábrica em Pernambuco

IPOJUCA (PE) – A Fiat lançou ontem em Suape, Pernambuco, a pedra fundamental de sua nova fábrica de automóveis no Nordeste. Com investimentos de R$ 3 bilhões, a fábrica ficará no Complexo Industrial e Portuário de Suape, a 13 quilômetros do porto de mesmo nome. Com capacidade de produção de 200 mil veículos por ano, a partir de 2014, a fábrica produzirá novos modelos de automóveis desenvolvidos no Brasil, segundo a Fiat. A previsão é que serão gerados cerca de 3.500 empregos diretos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente na cerimônia ao lado do governador pernambucano, Eduardo Campos, brincou com os cerca de 1.500 convidados e disse que "matutos" também podem produzir carros, se tiverem oportunidade:

– Já estamos produzindo até navios aqui no Nordeste.

O diretor-executivo mundial do Grupo Fiat, Sergio Marchionne, destacou o crescimento do mercado brasileiro:

– Especialmente nos últimos dois anos, quando todas as indústrias do mundo enfrentaram uma crise assustadora, o aporte das operações brasileiras ao Grupo Fiat foi determinante.

Segundo Marchionne, a região é estratégica para a expansão da empresa e a Fiat pretende atingir, até 2014, um volume de vendas de mais de um milhão de veículos por ano:

– O projeto que será realizado em Pernambuco representa um passo muito importante dentro da estratégia de reforço internacional da Fiat.

O presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, disse que a fábrica em Suape visa a atender os mercados do Norte e Nordeste, cuja economia cresce mais do que a média brasileira nos últimos anos.

– A localização estratégica de Suape representa vantagem na movimentação de suprimentos e de produtos acabados. Resultará também em ganhos de competitividade para atender ao crescimento do mercado automotivo.

(Jamildo Melo l O Globo)

+ posts

Share this post