Fundo da Rio Bravo compra fábrica potiguar

A Rio Bravo Investimentos, por meio do fundo Nordeste II, está investindo R$ 25 milhões para comprar uma fatia da Multdia, fabricante potiguar de cereais, misturas para bolos e caldos de tempero em tabletes com a marca Nutriday. O percentual adquirido da empresa não foi divulgado pela gestora.

De acordo com Paulo Silvestri, diretor da área de private equity da Rio Bravo, o objetivo do investimento é tirar proveito do crescimento do consumo de alimentos na região Nordeste, movimento puxado pelo programa Bolsa Família e pelo aumento da renda da população.

Outro fator que atraiu a gestora foi o braço de distribuição da Multdia, que faz a entrega tanto de produtos próprios quanto de terceiros para os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco.

Além de essa operação gerar uma receita extra para a empresa, a Rio Bravo enxerga a oportunidade de explorar outros negócios a partir disso. "Estamos analisando a compra de outros fabricantes de alimentos no Nordeste, e a Multdia pode servir de base para distribuição", diz Luiz Borges Medeiros, gestor do Nordeste II.

A gestora está de olho nas marcas regionais que abastecem os supermercados nordestinos. Como o frete tem um custo importante na venda de alimentos, fabricantes locais muitas vezes levam vantagem nas gôndolas.

Também faz parte da linha de produtos da Multdia massas e biscoitos que são produzidas por terceiros e empacotados com a marca da Nutriday.

O fundo tem um patrimônio de R$ 140 milhões, sendo que até agora cerca de R$ 30 milhões foram gastos em dois empreendimentos: a Multdia e a Perenne, fabricante baiana de equipamentos para a indústria de saneamento.

Os recursos injetados na companhia serão usados inicialmente para capital de giro. Isso porque recentemente a empresa ampliou em 35% sua capacidade de produção de cereais, que usam a marca Nutriday, e também criou a linha de temperos em tabletes.

Com a linha de fábrica já preparada para o crescimento, com a entrada do fundo de private equity as atenções se voltam para a alta das vendas. No ano passado, a empresa faturou cerca de R$ 100 milhões.

À frente da companhia permanecerá Eduardo Patrício, seu fundador. Silvestri, da Rio Bravo, ocupará a presidência do conselho de administração que está sendo montado.

(Carolina Mandl – Valor Econômico)

 

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