Fusões e aquisições no Brasil batem recorde em 2010, diz KPMG

SÃO PAULO – O número de fusões e aquisições no Brasil baterá recorde em 2010, de acordo com pesquisa da auditoria KPMG. Segundo a empresa, até o dia 20 de dezembro o total do ano somava 707 operações, já superando a maior marca anterior, de 2007, quando foram realizadas 699 transações. Em 2009, houve 454 fusões e aquisições no país.

As operações lideradas por empresas brasileiras formam 60% do total do ano. Foram 323 transações domésticas, 65 de uma empresa nacional comprando uma estrangeira no exterior e 34 de companhia nacional comprando uma estrangeira no Brasil.

Já as empresas estrangeiras realizaram 285 negócios no ano. Foram 170 aquisições de companhia brasileira no território nacional. Outras 105 operações foram de estrangeiro adquirindo ativos pertencentes a outro estrangeiro no Brasil. Em 10 casos, o estrangeiro comprou empresa brasileira estabelecida no exterior.

Embora as operações efetuadas por brasileiros representem a maior parte do total, a KPMG destaca que houve uma recuperação do apetite dos estrangeiros pelos negócios com empresas nacionais. "Em relação ao ano passado, até o momento, houve um aumento de 87% nessas transações, enquanto as aquisições lideradas por empresas brasileiras cresceram 46% no mesmo período", explica Luis Motta, sócio responsável pela pesquisa, em nota.

(Valor)

 

 

+ posts

Share this post