GM do Brasil pode acelerar as expansões

A General Motors(GM) poderá antecipar planos de expansão no Brasil se o atual ritmo de vendas da montadora for mantido nos próximos meses e tomar uma decisão nesse sentido entre o terceiro e o quarto trimestres, de acordo com o principal executivo da montadora, Dan Akerson. A previsão original, explicou o executivo, era a de que o assunto fosse discutido na montadora somente em 2012.

"Dobramos nossos investimentos para 2011 e 2012 porque estamos bastante otimistas com o mercado brasileiro", disse Akerson, que participou de lançamento de novo modelo da marca Chevrolet, na segunda-feira à noite, no salão do automóvel de Detroit. A montadora americana apresentou o novo Sonic, compacto que será vendido nos Estados Unidos e foi lançado na Europa com o nome de Aveo.

De acordo com o executivo, ainda não há decisão sobre qual unidade brasileira poderá ser ampliada. Em junho, a montadora iniciou as obras de expansão do complexo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, que elevará de 230 mil para 380 mil veículos por ano a capacidade produtiva no local. O projeto prevê investimento de R$ 2 bilhões, dos quais R$ 1,4 bilhão em modernização e adaptação de linhas para fabricação de dois novos modelos, da família Onix.

No ano passado, as vendas da montadora registraram o sexto período consecutivo de crescimento, com vendas recordes de mais de 657 mil unidades. Em apresentação a jornalistas do mundo todo em Detroit, Akerson destacou a importância que os países dos Bric vem ganhando nos negócios globais da GM e contou que um terço das vendas da marca Chevrolet, em 2010, foram fechadas nesses países em 2010.

O executivo comentou ainda, logo após a apresentação do novo Sonic, que as vendas da marca Chevrolet, que completa 100 anos em novembro, representaram, no ano passado, 53% dos negócios da GM. "Justamente por conta da Chevrolet é que estamos melhor posicionados que outras companhias nos BRIC", afirmou. A GM mostrou ainda nesta edição do salão do automóvel de Detroit o Volt, carro elétrico da marca que começou a ser vendido nos Estados Unidos em dezembro.

(Valor)

 

+ posts

Share this post